Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Leonardo Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907496824880870pt_BR
dc.creatorSilva, João Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4211248096043118pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-19T18:50:05Z-
dc.date.available2025-05-30-
dc.date.available2025-09-19T18:50:05Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5748-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the relationship between students and knowledge, based on an investigation of the possibilities and limitations of external assessments in collecting student learning levels or institutional indices. To achieve this, we used bibliographic research on sources on the topic and documentary research, using data provided by the Ideb and Saeb tests from schools with scores in external assessments and from a larger peripheral school in the city of Goianésia, Goiás, which has a lower average score in external exams. It is important to consider the limits of external assessments, since they address only a fraction of the process; therefore, this analysis does not aim to define educational quality. This research highlights the disparity between educational institutions and, through the proven bibliography, demonstrates how educational inequality can contribute to social inequality.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar a relação aluno e conhecimento, a partir de uma investigação das possibilidades e limitações das avaliações externas, na captação do nível de aprendizado dos estudantes ou índices da instituição. Para isso, recorremos à uma pesquisa bibliográfica em fontes sobre o tema e documental, em dados fornecidos pelo Ideb e prova Saeb de colégios com maiores notas nas avaliações externas e em uma escola periférica, da cidade de Goianésia-GO, que detêm uma média de notas mais baixas nos exames externos. É importante reconhecer os limites das avaliações externas, pois as mesmas abordam apenas uma fração do processo, diante disso, essa análise não se propõe a definir a qualidade educacional. A pesquisa evidencia a disparidade entre as instituições de ensino e através da bibliografia analisada demonstra como a desigualdade educacional pode contribuir para a desigualdade social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Paulo Silva (2023203304160017@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-19T01:01:02Z No. of bitstreams: 1 TCC_Joao Paulo Silva.pdf: 431076 bytes, checksum: 2ba6a46d8a9652a03d0ea6e9b3f04acd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-19T18:49:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Joao Paulo Silva.pdf: 431076 bytes, checksum: 2ba6a46d8a9652a03d0ea6e9b3f04acd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-19T18:49:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Joao Paulo Silva.pdf: 431076 bytes, checksum: 2ba6a46d8a9652a03d0ea6e9b3f04acd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-19T18:50:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Joao Paulo Silva.pdf: 431076 bytes, checksum: 2ba6a46d8a9652a03d0ea6e9b3f04acd (MD5) Previous issue date: 2025-05-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectSaebpt_BR
dc.subjectnotaspt_BR
dc.subjectalunospt_BR
dc.subjectGoianésiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleMARGINALIZAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO A RESPEITO DAS ESCOLAS GOIANESIENSESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joao Paulo Silva.pdf420,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.