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Tipo: Dissertação
Título: MICROAPRENDIZAGEM E INSTRUÇÃO POR PARES: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA EM CONTEXTOS PRESENCIAIS E REMOTOS
Autor(es): Silva, Elaine Santana
Primeiro Orientador: Ferreira, Júlio César
Primeiro Coorientador: Felicio, Cinthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Silva, Cleber Cezar da
Segundo Membro da Banca: Bernardo, Mirelle Amaral de São
Resumo: Este estudo analisa como o uso de recursos de microaprendizagem, mediados pelo aplicativo de mensagens instantâneas e articulados à metodologia de Instrução por Pares, pode contribuir para a compreensão e a contextualização de estrangeirismos em língua inglesa por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), diante dos desafios que esse público enfrenta na aprendizagem de uma segunda língua e da presença crescente dos estrangeirismos em seu cotidiano. A pesquisa parte da necessidade de repensar o ensino de inglês a partir de práticas pedagógicas acessíveis, contextualizadas, significativas e alinhadas aos seus saberes. Sustenta-se na hipótese de que a articulação entre microaprendizagem, mediada pelo aplicativo WhatsApp, e a metodologia ativa da Instrução por Pares pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais inclusivo, participativo e crítico. O percurso investigativo envolveu a elaboração de dois artigos científicos e de um produto educacional: uma sequência didática composta por atividades presenciais e microatividades enviadas por meio do aplicativo. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e participativa, desenvolvida em uma escola pública de Paracatu-MG. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações, diário de campo e interações digitais. Os resultados evidenciam que a sequência didática favoreceu o engajamento dos estudantes, promovendo maior aproximação com a língua inglesa e possibilitou reflexões críticas sobre o uso de termos estrangeiros no cotidiano. Além disso, a estratégia mostrou-se eficaz para a valorização dos saberes prévios, a ampliação da autonomia e o fortalecimento das relações de aprendizagem colaborativa. A integração entre microaprendizagem, tecnologias digitais e metodologias ativas representa uma alternativa potente para o ensino de inglês da EJA. Mais do que ensinar uma nova língua, a proposta aqui apresentada busca abrir caminhos para uma educação mais justa, significativa, que forma cidadãos conscientes e realizados, para que sejam, acima de tudo, felizes. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Inglês. Microaprendizagem. Estrangeirismos. Tecnologias digitais.
Abstract: This study analyzes how the use of microlearning resources, mediated by instant messaging apps and combined with the Peer Instruction methodology, can contribute to the understanding and contextualization of loanwords in English by Youth and Adult Education (YAE) students, given the challenges this group faces in learning a second language and the growing presence of loanwords in their daily lives. The research stems from the need to rethink English teaching based on accessible, contextualized, meaningful pedagogical practices aligned with their knowledge. It is based on the hypothesis that the articulation of microlearning, mediated by WhatsApp, and the active Peer Instruction methodology can enhance the teaching-learning process, making it more inclusive, participatory, and critical. The research involved the development of two scientific articles and an educational product: a teaching sequence composed of in-person activities and microactivities delivered via the app. The research adopted a qualitative, exploratory, and participatory approach, developed at a public school in Paracatu, Minas Gerais. Data were collected through questionnaires, observations, field diaries, and digital interactions. The results show that the teaching sequence fostered student engagement, fostering greater familiarity with the English language, and enabling critical reflections on the use of foreign terms in everyday life. Furthermore, the strategy proved effective in valuing prior knowledge, increasing autonomy, and strengthening collaborative learning relationships. The integration of microlearning, digital technologies, and active methodologies represents a powerful alternative for teaching English in YAE. More than simply teaching a new language, the proposal presented here seeks to pave the way for a more equitable, meaningful education that develops conscious and fulfilled citizens, so that they are, above all, happy. Keywords: Youth and Adult Education. English Teaching. Microlearning. Foreignisms. Digital technologies.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Inglês
Microaprendizagem
Estrangeirismos
Tecnologias digitais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Citação: Silva, Elaine Santana. MICROAPRENDIZAGEM E INSTRUÇÃO POR PARES: estratégias para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos em contextos presenciais e remotos / Elaine Santana Silva. Urutaí 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5703
Data do documento: 22-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



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