Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Júlio César | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8909334567319212 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Felicio, Cinthia Maria | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9383981224780622 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cleber Cezar da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6785390145821148 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bernardo, Mirelle Amaral de São | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487117671763782 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Elaine Santana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1599249259020407 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T17:49:38Z | - |
dc.date.available | 2025-09-02T17:49:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Elaine Santana. MICROAPRENDIZAGEM E INSTRUÇÃO POR PARES: estratégias para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos em contextos presenciais e remotos / Elaine Santana Silva. Urutaí 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5703 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes how the use of microlearning resources, mediated by instant messaging apps and combined with the Peer Instruction methodology, can contribute to the understanding and contextualization of loanwords in English by Youth and Adult Education (YAE) students, given the challenges this group faces in learning a second language and the growing presence of loanwords in their daily lives. The research stems from the need to rethink English teaching based on accessible, contextualized, meaningful pedagogical practices aligned with their knowledge. It is based on the hypothesis that the articulation of microlearning, mediated by WhatsApp, and the active Peer Instruction methodology can enhance the teaching-learning process, making it more inclusive, participatory, and critical. The research involved the development of two scientific articles and an educational product: a teaching sequence composed of in-person activities and microactivities delivered via the app. The research adopted a qualitative, exploratory, and participatory approach, developed at a public school in Paracatu, Minas Gerais. Data were collected through questionnaires, observations, field diaries, and digital interactions. The results show that the teaching sequence fostered student engagement, fostering greater familiarity with the English language, and enabling critical reflections on the use of foreign terms in everyday life. Furthermore, the strategy proved effective in valuing prior knowledge, increasing autonomy, and strengthening collaborative learning relationships. The integration of microlearning, digital technologies, and active methodologies represents a powerful alternative for teaching English in YAE. More than simply teaching a new language, the proposal presented here seeks to pave the way for a more equitable, meaningful education that develops conscious and fulfilled citizens, so that they are, above all, happy. Keywords: Youth and Adult Education. English Teaching. Microlearning. Foreignisms. Digital technologies. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo analisa como o uso de recursos de microaprendizagem, mediados pelo aplicativo de mensagens instantâneas e articulados à metodologia de Instrução por Pares, pode contribuir para a compreensão e a contextualização de estrangeirismos em língua inglesa por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), diante dos desafios que esse público enfrenta na aprendizagem de uma segunda língua e da presença crescente dos estrangeirismos em seu cotidiano. A pesquisa parte da necessidade de repensar o ensino de inglês a partir de práticas pedagógicas acessíveis, contextualizadas, significativas e alinhadas aos seus saberes. Sustenta-se na hipótese de que a articulação entre microaprendizagem, mediada pelo aplicativo WhatsApp, e a metodologia ativa da Instrução por Pares pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais inclusivo, participativo e crítico. O percurso investigativo envolveu a elaboração de dois artigos científicos e de um produto educacional: uma sequência didática composta por atividades presenciais e microatividades enviadas por meio do aplicativo. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e participativa, desenvolvida em uma escola pública de Paracatu-MG. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações, diário de campo e interações digitais. Os resultados evidenciam que a sequência didática favoreceu o engajamento dos estudantes, promovendo maior aproximação com a língua inglesa e possibilitou reflexões críticas sobre o uso de termos estrangeiros no cotidiano. Além disso, a estratégia mostrou-se eficaz para a valorização dos saberes prévios, a ampliação da autonomia e o fortalecimento das relações de aprendizagem colaborativa. A integração entre microaprendizagem, tecnologias digitais e metodologias ativas representa uma alternativa potente para o ensino de inglês da EJA. Mais do que ensinar uma nova língua, a proposta aqui apresentada busca abrir caminhos para uma educação mais justa, significativa, que forma cidadãos conscientes e realizados, para que sejam, acima de tudo, felizes. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Inglês. Microaprendizagem. Estrangeirismos. Tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Elaine Santana Silva (elaine.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-01T21:43:35Z No. of bitstreams: 2 Produto Educacional_ Explorando estrangeirismos em Ingles por meio da microaprendizagem e aprendizagem por pares_Elaine Santana Silva.pdf: 55931954 bytes, checksum: 232024b41e33c2ab7a8de4d7e7e73c78 (MD5) Microaprendizagem e instrucao por pares_ estrategias para o ensino de lingua inglesa na educacao de jovens e adultos em contextos presenciais e remotos_ Elaine Santana Silva.pdf: 5966192 bytes, checksum: 4b33a2cfdf82fc735aeb94c5e9fa752d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-02T17:49:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Produto Educacional_ Explorando estrangeirismos em Ingles por meio da microaprendizagem e aprendizagem por pares_Elaine Santana Silva.pdf: 55931954 bytes, checksum: 232024b41e33c2ab7a8de4d7e7e73c78 (MD5) Microaprendizagem e instrucao por pares_ estrategias para o ensino de lingua inglesa na educacao de jovens e adultos em contextos presenciais e remotos_ Elaine Santana Silva.pdf: 5966192 bytes, checksum: 4b33a2cfdf82fc735aeb94c5e9fa752d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-02T17:49:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Produto Educacional_ Explorando estrangeirismos em Ingles por meio da microaprendizagem e aprendizagem por pares_Elaine Santana Silva.pdf: 55931954 bytes, checksum: 232024b41e33c2ab7a8de4d7e7e73c78 (MD5) Microaprendizagem e instrucao por pares_ estrategias para o ensino de lingua inglesa na educacao de jovens e adultos em contextos presenciais e remotos_ Elaine Santana Silva.pdf: 5966192 bytes, checksum: 4b33a2cfdf82fc735aeb94c5e9fa752d (MD5) Previous issue date: 2025-08-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | REFERÊNCIAS ALGAHTANI, F. D et al. Assessment of the quality of life during COVID-19 pandemic: a cross-sectional survey from the Kingdom of Saudi Arabia. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 3, p. 847, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph18030847. Acesso em 22/08/2024. ALIAS, N. F.; RAZAK, R. A. Exploring the pedagogical aspects of microlearning in educational settings: A systematic literature review. Malaysian Journal of Learning and Instruction (MJLI), v. 20, n. 2, p. 267-294, 2023. Exploring the pedagogical aspects of microlearning in educational settings: a systematic literature review. Malaysian Journal of Learning and Instruction, v. 20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.32890/mjli2023.20.2.3. Acesso em 30/07/2024. ALIAS, N. F.; RAZAK, R. A. Revolutionizing learning in the digital age: A systematic literature review of microlearning strategies. Interactive Learning Environments, v. 33, n. 1, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10494820.2024.2331638 ALLELA, M. A et al. Effectiveness of multimodal microlearning for in-service teacher training. Journal of Learning for Development, v. 7, n. 3, p. 384-398, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.56059/jl4d.v7i3.387. Acesso em 22/08/2024. ALMALKI, M. E. M. Designing a micro-learning-based learning environment and its impact on website designing skills and achievement motivation among secondary school students. International Journal of Computer Science & Network Security, v. 21, n. 12, p. 335-343, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22937/ijcsns.2021.21.12.47. Acesso em 22/08/2024. ALQARNI, A. S. The effect of microlearning on programming skill enhancements and learning motivation among the secondary school students. International Journal of Computer Science and Network Security, v. 21, n. 10, p. 168–176, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22937/ijcsns.2021.21.10.23. Acesso em 22/08/2024. ÁLVAREZ-GÁLVEZ, J. et al. Social determinants of multimorbidity patterns: a systematic review. Frontiers in Public Health, v. 11, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1081518. Acesso em 22/08/2024. ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Editora Vozes Limitada, 2017. AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, p. 1, 2007. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, 2003. BACICH, L.; MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BACICH, L.; NETO, A. T; TREVISANI, F.M. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. 672 p. BIRCH, R.; LEWIS, K. Building partnerships to support teachers with distance learning during the Covid-19 pandemic: cohorts, confidence, and microteaching. Issues in Teacher Education, v. 29, p. 149–157, 2020. Disponível em: Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1281552.pdf . Acesso em: 30/07/2024. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 01, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2021. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018 CALAZANS, Di P. P.; SILVA, D. O. V.; NUNES, C. P. Desafios e controvérsias da Base Nacional Comum Curricular: a diversidade em questão. Revista e-Curriculum, v. 19, n. 4, p. 1650-1675, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1650-1675. Acesso em: 30/07/2024. CÂMARA, R. H. Content analysis: from theory to practice in social research applied to organizations. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179–191, 2013. CHILTON, H.; MCCRACKEN, W. New technology, changing pedagogies? Exploring the concept of remote teaching placement supervision. Higher Education Pedagogies, v. 2, n. 1, p. 116–130, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23752696.2017.1366276. Acesso em 02/02/2025. CHOMUNORWA, S.; MASHONGANYIKA, E. S.; MAREVESA, A. Digital transformation and post-Covid-19 education in South Africa: a review of literature. South African Computer Journal, v. 35, n. 1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18489/sacj.v35i1.1101. Acesso em 02/02/2025. CHOUDHARY, H.; PANDITA, D. Maximizing learning outcomes in the digital age: the role of microlearning for Gen Z. Development and Learning in Organizations: An International Journal, v. 38, n. 3, p. 15–18, 2024. Disponível em:https://doi.org/10.1108/DLO-02-2023-0038. Acesso em 02/02/2025. COSTA, W. P. et al. Factors influencing the work of researchers in Scientific Initiation: a systematic review protocol. PLoS ONE, v. 19, n. 1, p. e0297186, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0297186. Acesso em 10/02/2025. COSTA, W. P. et al. Students’ research experience, self-perceptions, and scientific productivity in undergraduate research programs: a case study of a Brazilian Midwest Institute. Innovations in Education and Teaching International, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2024.2339312. Acesso em 15/02/2025. CRITICAL APPRAISAL PROGRAMM SKILLS. CASP Qualitative Checklist. 2018. Disponível em: https://casp-uk.net/casp-tools-checklists/ Acesso em: 20/12/2024. CRUZ, E. P. F.; GOMES, G. R. R; AZEVEDO FILHO, E. T. Microlearning as a new techno-pedagogical approach: A review. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e47611629548, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29548. Acesso em: 29/01/2025. DAGIENE, V.; FUTSCHEK, G.; STUPURIENE, G. Creativity in solving short tasks for learning computational thinking. Constructivist Foundations, v. 14, n. 3, p. 382–396, 2019. Disponível em: https://constructivist.info/14/3/382. Acesso em: 03/01/2025. DE GAGNE, J. C. et al. Microlearning in health professions education: scoping review. JMIR Medical Education, v. 5, n. 2, e13997, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.2196/13997. Acesso em: 03/01/2025. DECI, E. L.; KOESTNER, R.; RYAN, R. M. A meta-analytic review of experiments examining the effects of extrinsic rewards on intrinsic motivation. Psychological Bulletin, v. 125, n. 6, p. 627–668, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.125.6.627. Acesso em: 21/01/2025. DÍAZ-GARCÍA, V. et al. Digitalization and digital transformation in higher education: a bibliometric analysis. Frontiers in Psychology, v. 13, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1081595. Acesso em: 03/01/2025. DIXON-WOODS, M. et al. Synthesising qualitative and quantitative evidence: a review of possible methods. Journal of Health Services Research & Policy, v. 10, n. 1, p. 45–53, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/135581960501000110. Acesso em: 22/01/2025. DOWNS, S. H.; BLACK, N. The feasibility of creating a checklist for the assessment of the methodological quality both of randomised and non-randomised studies of health care interventions. Journal of Epidemiology & Community Health, v. 52, n. 6, p. 377–384, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1136/jech.52.6.377. Acesso em: 30/11/2023. EPP, C. D.; PHIRANGEE, K. Exploring mobile tool integration: design activities carefully or students may not learn. Contemporary Educational Psychology, v. 59, p. 101791, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2019.101791. Acesso em: 03/12/2023. ERICKSON, B. D.; BIEDENWEG, K. Distrust within protected area and natural resource management: a systematic review protocol. PLoS ONE, v. 17, n. 3, e0265353, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0265353. Acesso em: 15/04/2025. FARACO, Carlos Alberto (org.) Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001. FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas. Editora UFG, 2018. FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 2. ed. SaraivaUni, 2022. FRAGOSO, R. S.; HARACEMIV, S. M. C. Estrangeirismos na linguagem do cotidiano dos educandos da EJA. Revista Teias de Conhecimento, p. 109-129, 2021.Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/17704. Acesso em: 06/01/2025. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2001 GALDAS, P et al. A systematic review and metaethnography to identify how effective, cost-effective, accessible and acceptable self-management support interventions are for men with long-term conditions (SELF-MAN). Health Services Delivery and Research, v. 3, n. 34, p. 1-301, 2015. GERBAUDO, J. R. M. S. Microaprendizagem multimídia: uma proposta de modelo de vídeo para educação continuada pela internet. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2019. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017. GONZÁLEZ-SALAMANCA, J. C.; AGUDELO, O. L.; SALINAS, J. Key competences, education for sustainable development and strategies for the development of 21st Century skills: a systematic literature review. Sustainability, v. 12, n. 24, p. 10366, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su122410366. Acesso em: 06/01/2025. GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, v. 26, n. 2, p. 91–108, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x. Acesso em: 06/01/2025. GUARATO, Mônica. Educação de jovens e adultos: em busca de novos parâmetros curriculares. Educação Revista Pedagógica. Nº 1, Junho, 2001. Paracatu: Faculdade do Noroeste de Minas. GÜN SAHIN, Z.; KIRMIZIGÜL, H. G. Teaching mathematics through micro-learning in the context of conceptual and procedural knowledge. International Journal of Psychology and Educational Studies, v. 10, n. 1, p. 241–260, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.52380/ijpes.2023.10.1.1009. Acesso em: 12/01/2025. GYLFASON, T. Natural resources, education, and economic development. European economic review, v. 45, n. 4-6, p. 847-859, 2001. HAMEL, R. E. The dominance of English in the international scientific periodical literature and the future of language use in science. AILA Review, v. 20, p. 53–71, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1075/aila.20.06ham. Acesso em: 06/01/2025. HUG, Theo. Micro Learning and Narration. Exploring possibilities of utilization of narrations and storytelling for the designing of" micro units" and didactical micro-learning arrangements. In: fourth Media in Transition conference. MiT4, 2005. HUG, Theo. Microlearning: a new pedagogical challenge (introductory note). na, 2005. KABILAN, M. K; ANNAMALAI, N; CHUAH, K-M. Practices, purposes and challenges in integrating gamification using technology: A mixed-methods study on university academics. Education and Information Technologies, v. 28, n. 11, p. 14249-14281, 2023. KAUSHIK, M. K; VERMA, D. Determinants of digital learning acceptance behavior: A systematic review of applied theories and implications for higher education. Journal of Applied Research in Higher Education, v. 12, n. 4, p. 659-672, 2020. KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento. Não basta ensinar a ler e a escrever, v. 1, 2005. KO, Minsam et al. Lock n'LoL: group-based limiting assistance app to mitigate smartphone distractions in group activities. In: Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2016. p. 998-1010. KOHNKE, L. et al. Creating the conditions for professional digital competence through microlearning. Educational Technology & Society, v. 27, n. 1, p. 183–197, 2024. LABELLA-SÁNCHEZ, Maria; PIRES, João. Línguas estrangeiras na educação de adultos: interdisciplinaridade e inclusão social. Revista de Educação Interdisciplinar, v. 2, n. 1, p. 41-55, 2008. LABELLA-SÁNCHEZ, N; D´ANDREA, L. P. Refletindo sobre o ensino de Línguas Estrangeiras na Educação de Jovens e Adultos: experiências no CAp-UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2595-4377.6822. Acesso em: 06/01/2025. LANGREITER, C; BOLKA, A. Snips & spaces: Managing microlearning. na, 2005. LIMA, Jose Carlos. O uso do WhatsApp como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na EJA. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) – Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. LIN, T-Y; YANG, C-C; HUANG, B-R. Going Beyond Language Learning: A Microlearning Instructional Design to Promote EFL Learners' Collaboration Competency. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 18, n. 12, 2023. LONG, H. A; FRENCH, D; BROOKS, J. M. Optimising the value of the critical appraisal skills programme (CASP) tool for quality appraisal in qualitative evidence synthesis. Research Methods in Medicine & Health Sciences, v. 1, n. 1, p. 31-42, 2020. MA, N et al. Knowledge map-based online micro-learning: impacts on learning engagement, knowledge structure, and learning performance of in-service teachers. Interactive Learning Environments, v. 31, n. 5, p. 2751-2766, 2023. MARQUES, J. B. S; GODOI E SILVA, K. A. Aplicativos de Mensagens Instantâneas em Contextos de Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 38–42, 2021. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8896. Acesso em: 06/01/2025. MARTIN, S. et al. New technology trends in education: seven years of forecasts and convergence. Computers & Education, v. 57, n. 3, p. 1893–1906, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.04.003.Acesso em: 12/04/2025. MATOS, E. S. et al. Experiência de microlearning na formação continuada de professores em computação. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI). SBC, 2022. p. 109-120. MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Penso Editora, 2015. MEDEIROS, L. M.; FONTOURA, H. D; AMARAL, H. O desafio de ensinar língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, v. 16, n. 1, p. 82-91, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art07. Acesso em: 12/04/2025. MELITZ, Jacques. English as a lingua franca: Facts, benefits and costs. The World Economy, v. 41, n. 7, p. 1750-1774, 2018. MELO, A. F et al. Panorama of undergraduate research in Brazil: profile, scientific production, and perceptions. Publications, v. 11, n. 2, p. 30, 2023. MOHAMMED, G. S; WAKIL, K; NAWROLY, S. S. The effectiveness of microlearning to improve students’ learning ability. International Journal of Educational Research Review, v. 3, n. 3, p. 32-38, 2018. MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, p. 11-24, 2009. MONARREZ, A et al. Hispanic/Latinx STEM majors applying to graduate school: The role of family, peers, and undergraduate research programs in facilitating community cultural wealth. Journal of Latinos and Education, v. 23, n. 1, p. 205-219, 2024. MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014. MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999. MUDO, R. L. P. C. et al. Os desafios do ensino da língua inglesa em diferentes faixas etárias. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48454. Acesso em: 12/04/2025. MUNN, Z et al. What kind of systematic review should I conduct? A proposed typology and guidance for systematic reviewers in the medical and health sciences. BMC medical research methodology, v. 18, n. 1, p. 5, 2018. NADELSON, S; NADELSON, L. S. Evidence‐based practice article reviews using CASP tools: a method for teaching EBP. Worldviews on Evidence‐Based Nursing, v. 11, n. 5, p. 344-346, 2014. NASUTION, A. K. P. Education technology research trends in Indonesia during the COVID-19 pandemic. Asia Pacific Journal of Educators and Education, v. 36, n. 2, p. 65-76, 2022. NEGRÃO, M. M. S.; NEUENFELDT, D. J. O uso do WhatsApp como recurso didático-pedagógico nas escolas de educação básica. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 39, n. 121, p. e14557, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14557. Acesso em: 22/04/2025. NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge: Psychology Press, (1996) 2000. Disponível em: http://www.sfu.ca/~decaste/newlondon.htm. Acesso em: 08/01/2025. NIKOU, S. A.; ECONOMIDES, A. A. Mobile‐Based micro‐Learning and Assessment: Impact on learning performance and motivation of high school students. Journal of Computer Assisted Learning, v. 34, n. 3, p. 269-278, 2018. O’DWYER, Carol et al. Health professionals’ experiences of providing trauma-informed care in acute psychiatric inpatient settings: A scoping review. Trauma, Violence, & Abuse, v. 22, n. 5, p. 1057-1067, 2021. OLIVEIRA NETO, F. M; CALDAS, V. O; MARQUES, W. B. S. K. Peer instruction e ensino de língua inglesa na percepção dos alunos. In: OLIVEIRA, Habyhabanne Maia (Org.). Abordagens Interdisciplinares em Educação e Ensino. Campina Grande: Licuri, 2024, p. 120-130. ISBN: 978-65-85562-26-3. ISBN:978-65-85562-26-3. Disponível em: https://doi.org/10.58203/Licuri.22640. Acesso em: 22/04/2025. OLIVEIRA, M. G. Codecasts e codelibras para o ensino de programação em Moocs. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP). SBC, 2022. p. 01-02. ORAKCI, Ş. Exploring the relationships between cognitive flexibility, learner autonomy, and reflective thinking. Thinking Skills and Creativity, v. 41, p. 100838, 2021. OUZZANI, Mourad et al. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic reviews, v. 5, n. 1, p. 210, 2016. PAGE, M. J et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. bmj, v. 372, 2021. PAIVA, V. L. M. D. O. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola, 2014. PAIVA, V. L. M. D. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 157, 2019. PAPERT, S. A. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. Basic Books, 1980. PEREIRA, N. G et al. Administrative professionals’ quality of life in educational institutions: a systematic review protocol. BMJ open, v. 13, n. 8, p. e074119, 2023. PÉREZ-NERI, I et al. Adherence to literature search reporting guidelines in leading rheumatology journals’ systematic reviews: umbrella review protocol. Rheumatology International, v. 42, n. 12, p. 2135-2140, 2022. PIAGET, J. The science of education and the psychology of the child. Orion Press, 1970. PRADO, D. F. Uma análise das inserções dos empréstimos linguísticos da área da informática no Dicionário Aurélio XXI. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Curso de Letras e Linguística – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. PULLIN, A. S.; STEWART, G. B. Guidelines for systematic review in conservation and environmental management. Conservation Biology, v. 20, n. 6, p. 1647–1656, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1523-1739.2006.00485.x. Acesso em: 07/05/2025. RAHUTOMO, R. et al. Fundamental components of microlearning for sustainable quality education: a systematic literature review. In: 2023 International Conference on Information Management and Technology (ICIMTech), p. 684–689, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1109/icimtech59029.2023.10277847. Acesso em: 07/05/2025. RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and Methods in Language Teaching. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. RIOS, D. L. S. et al. Applicability of microlearning for mobile devices. RENOTE, v. 20, n. 2, p. 269–279, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.129182. Acesso em: 07/05/2025. ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Parábola, 2009. ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, v. 90, n. 2, p. 11-30, 2012. RUESCH, J. M.; SARVARY, M. A. Structure and flexibility: systemic and explicit assignment extensions foster an inclusive learning environment. Frontiers in Education, v. 9, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1324506. Acesso em: 07/05/2025. RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68–78, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0003-066x.55.1.68. Acesso em: 14/05/2025. SANGWAL, K. Some citation-related characteristics of scientific journals published in individual countries. Scientometrics, v. 97, n. 3, p. 719–741, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-013-1053-1. Acesso em: 14/05/2025. SAVIGNON, S. J. Communicative Language Teaching: Strategies and Goals. Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning, London/New York: Routledge, 2005 SENEFONTE, F. H. R; TALAVERA, M. N. G. O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, v. 18, n. 1Supl., p. 241-264, 2018. Disponível em:https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p241. Acesso em: 17/05/2025. SILVA, E. S. et al. Contribution of Microlearning in Basic Education: A Systematic Review. Education Sciences, v. 15, n. 3, p. 302, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci15030302. Acesso em: 17/05/2025. SILVA, K. J.; NEUENFELDT, D. J. Uso de Aplicativos Móveis no Ensino de Língua Inglesa. Revista Espaço Pedagógico, v. 31, p. e15911, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.v31.15911. Acesso em: 26/05/2025. SOARES, M. Alfabetización y letramento. Concepciones. El toldo de Astier, 2020. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/117098. Acesso em: 26/05/2025. SONG, T et al. A population-based study on health-related quality of life among urban community residents in Shenyang, Northeast of China. BMC Public Health, v. 15, n. 1, p. 921, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12889-015-2238-8. Acesso em: 26/05/2025. SOZMEN, E. Y. Perspective on pros and cons of microlearning in health education. Essays in Biochemistry, v. 66, n. 1, p. 39–44, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1042/ebc20210047. Acesso em: 30/05/2025. SURAHMAN, E. et al. The effect of blended training model to improving learning outcomes: a case in micro learning object training. In: 2019 5th International Conference on Education and Technology (ICET), p. 33–38, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1109/icet48172.2019.8987210. Acesso em: 30/05/2025. TAN, L.; BALAKRISHNAN, N.; VARMA, N. Teaching ST concepts during a pandemic: modes for engaging learners. Asia Pacific Journal of Educators and Education, v. 37, n. 1, p. 157–179, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21315/apjee2022.37.1.8. Acesso em: 26/05/2025. TERRA, L. F. et al. Interventions towards barriers to the practice of physical activity in adolescence: a systematic review protocol. PLoS ONE, v. 18, n. 7, e0287868, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0287868. Acesso em: 26/05/2025. UNITED NATIONS. United Nations transforming our world: the 2030 Agenda for sustainable development. 2024. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030 agenda. Acesso em: 12 de maio de 2024. Acesso em: 02/06/2025. VALENTE, J. A; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação. Panorama Setorial da Internet, v. 2, n. 14, p. 1-11, 2022. Acesso em: 02/06/2025. VYGOTSKY, L. S. Mind in society: development of higher psychological processes. Coleção de M. Cole, V. Jolm-Steiner, S. Scribner e E. Souberman. Harvard University Press, 1980. Disponível em: https://doi.org/10.2307/j.ctvjf9vz4. Acesso em: 02/06/2025. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2014. ZARSHENAS, L et al. Microlearning and gamification in anxiety management among girl adolescents in Iran: an interventional study. Pakistan Journal of Medical & Health Sciences, v. 14, n. 1, 2020. Acesso em: 02/06/2025. ZAVODNA, M. et al. Microlearning: innovative digital learning for various educational contexts and groups. European Conference on E-Learning, v. 23, n. 1, p. 442–450, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.34190/ecel.23.1.2590. Acesso em: 11/07/2025. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Inglês | pt_BR |
dc.subject | Microaprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estrangeirismos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | MICROAPRENDIZAGEM E INSTRUÇÃO POR PARES: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA EM CONTEXTOS PRESENCIAIS E REMOTOS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_ Explorando estrangeirismos em Ingles por meio da microaprendizagem e aprendizagem por pares_Elaine Santana Silva.pdf | Produto Educacional vinculado a dissertação | 54,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Microaprendizagem e instrucao por pares_ estrategias para o ensino de lingua inglesa na educacao de jovens e adultos em contextos presenciais e remotos_ Elaine Santana Silva.pdf | Dissertação | 5,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.