Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5696
Tipo: | Dissertação |
Título: | PRÁTICAS DE REUTILIZAÇÃO E RECOMBINAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA A INTERNET INTEGRADO AO MÉDIO |
Título(s) alternativo(s): | PRACTICES OF REUSE AND RECOMBINATION IN THE DEVELOPMENT OF COMPUTATIONAL THINKING: A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TECHNICAL COURSE IN INTERNET INFORMATICS INTEGRATED WITH SECONDARY EDUCATION. |
Autor(es): | Miranda, Pedro Henrique Oliveira de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Julio Cesar |
Primeiro Membro da Banca: | Oliveira, Natália Carvalhaes de |
Segundo Membro da Banca: | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro |
Terceiro Membro da Banca: | Vieira, Gabriel da Silva |
Resumo: | Como despertar o interesse dos estudantes para o pensamento computacional no Ensino Médio Integrado? Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), convida o leitor a explorar uma proposta inovadora que investiga como as práticas de reutilização (reusing) e recombinação (remixing), mediadas pela plataforma MIT App Inventor 2, contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, resulta na criação de um produto educacional: uma sequência didática inovadora validada em sala de aula. A fundamentação teórica envolveu revisão sistemática de literatura, o construcionismo de Papert e as práticas de ensino de computação defendidas por Resnick e Wing. A sequência foi aplicada no IF Goiano – Campus Trindade e avaliada por meio de questionários e observação participante. Os resultados evidenciaram que a reutilização e a recombinação promovem aprendizagem significativa, engajamento dos alunos e o fortalecimento do raciocínio lógico e da criatividade, consolidando-se como práticas metodológicas eficazes para o ensino do pensamento computacional. Assim, o trabalho contribui para o avanço de metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica, consolidando o produto educacional desenvolvido como uma alternativa inovadora e replicável para o ensino de pensamento computacional. |
Abstract: | How can we spark students’ interest in computational thinking in Integrated High School education? This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's Program in Vocational and Technological Education (ProfEPT), invites the reader to explore an innovative proposal that investigates how reusing and remixing practices, mediated by the MIT App Inventor 2 platform, contribute to the development of computational thinking in the context of Vocational and Technological Education (VTE).The theoretical framework included a systematic literature review, Papert's constructionism, and the computational teaching practices advocated by Resnick and Wing. The sequence was implemented at IF Goiano – Campus Trindade and evaluated through questionnaires and participant observation. The results revealed that reusing and remixing promote meaningful learning, student engagement, and the strengthening of logical reasoning and creativity, establishing themselves as effective methodological practices for teaching computational thinking. Thus, this work contributes to the advancement of active methodologies in Professional and Technological Education, consolidating the developed educational product as an innovative and replicable alternative for teaching computational thinking. |
Palavras-chave: | Educação Profissional Ensino Médio Integrado Reutilização e a Recombinação Pensamento Computacional Sequência Didática Professional Education Integrated High School Education Reusing and Remixing Computational Thinking Didactic Sequence |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5696 |
Data do documento: | 27-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Pedro Henrique Oliveira de Miranda.pdf | 9,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons