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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5661
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESAFIOS SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES |
Título(s) alternativo(s): | Socioemotional challenges at school: the teachers' perspective |
Autor(es): | Santos, Jean Carlos Vieira dos; Venâncio, Patrícia Espíndola Mota |
Primeiro Orientador: | Venâncio, Patrícia Espíndola Mota |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a percepção de professores do Ensino Fundamental I e II sobre conceitos emocionais e comportamentais no contexto escolar contemporâneo, em um cenário marcado por crescentes desafios socioemocionais pós-pandêmicos. Métodos: Por meio de um estudo transversal descritivo quanti-qualitativo, com 38 professores mediante questionário semiestruturado, abordando definições, observações e estratégias de intervenção relacionadas à ansiedade, agressividade, expressão emocional e ambiente afetivo escolar. Resultados: Os resultados quantitativos revelaram que 63,2% dos docentes observam comportamentos ansiosos com frequência elevada em suas turmas, enquanto 39,5% identificam manifestações agressivas com frequência moderada. Paradoxalmente, embora 81,6% dos professores considerem muito importante o desenvolvimento de competências socioemocionais, 73,7% relatam que os alunos apresentam dificuldades significativas para expressar seus sentimentos. A análise qualitativa, realizada através do software IRAMUTEQ, evidenciou que os docentes compreendem a ansiedade como fenômeno multifacetado que compromete concentração, desempenho acadêmico e equilíbrio emocional, manifestando-se através de choro, irritabilidade e inquietação. Quanto à agressividade, os professores a associam predominantemente à desestruturação familiar, ausência de limites e deficiências no apoio emocional parental. As estratégias de intervenção concentram-se majoritariamente em conversas individuais (89,5%), dinâmicas de grupo e práticas de escuta ativa, revelando abordagens intuitivas carentes de fundamentação técnica especializada. Conclusão: Os achados evidenciam que houve uma elevada frequência de comportamentos ansiosos identificados pelos educadores denota uma situação preocupante que ultrapassa os limites do ambiente escolar. Uma significativa quantidade de educadores reconhece a relevância do aprimoramento emocional dos alunos, evidenciando a prevalência de abordagens intuitivas e experienciais, focadas em diálogos individuais e atividades coletivas. |
Abstract: | Esta investigación investigó las percepciones de docentes de primaria y secundaria respecto a conceptos emocionales y conductuales en el contexto escolar contemporáneo, en un escenario marcado por el aumento de los desafíos socioemocionales pospandemia. Métodos: Se realizó un estudio transversal descriptivo, cuantitativo-cualitativo, con 38 docentes, mediante un cuestionario semiestructurado. El estudio abordó definiciones, observaciones y estrategias de intervención relacionadas con la ansiedad, la agresión, la expresión emocional y el entorno emocional de la escuela. Resultados: Los resultados cuantitativos revelaron que el 63,2% de los docentes observa comportamientos ansiosos con alta frecuencia en sus clases, mientras que el 39,5% identifica manifestaciones agresivas moderadamente frecuentes. Paradójicamente, aunque el 81,6% de los docentes considera muy importante el desarrollo de habilidades socioemocionales, el 73,7% refiere que los estudiantes tienen dificultades significativas para expresar sus sentimientos. El análisis cualitativo, realizado con el software IRAMUTEQ, reveló que los docentes entienden la ansiedad como un fenómeno multifacético que compromete la concentración, el rendimiento académico y el equilibrio emocional, manifestándose a través del llanto, la irritabilidad y la inquietud. En cuanto a la agresión, el profesorado la asocia predominantemente con la desintegración familiar, la falta de límites y las deficiencias en el apoyo emocional parental. Las estrategias de intervención se centran principalmente en conversaciones individuales (89,5%), dinámicas de grupo y prácticas de escucha activa, lo que revela enfoques intuitivos que carecen de fundamentos técnicos especializados. Conclusión: Los hallazgos demuestran una alta frecuencia de conductas ansiosas identificadas por el profesorado, lo que indica una situación preocupante que trasciende el ámbito escolar. Un número significativo de educadores reconoce la importancia de mejorar el bienestar emocional del alumnado, lo que demuestra la prevalencia de enfoques intuitivos y experienciales, centrados en diálogos individuales y actividades grupales. |
Palavras-chave: | Competências Socioemocionais, Formação Docente, Ansiedade Infantil, Comportamentos Agressivos. Socioemotional Skills, Teacher Training, Childhood Anxiety, Aggressive Behaviors |
Área do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5661 |
Data do documento: | 8-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Educação Física |
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