Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5610
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO CRÍTICO E PÓS-VERDADE: UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO E USO DE NOTÍCIAS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CAMPUS CERES DO IF GOIANO
Autor(es): Gebrim, Tiago
Primeiro Orientador: São Bernardo, Mirelle Amaral de
Primeiro Membro da Banca: São Bernardo, Mirelle Amaral de
Segundo Membro da Banca: Rodrigues, Rhanya Rafaella
Terceiro Membro da Banca: Andrade, Maria Eugēnia Sebba Ferreira de
Resumo: A tentativa de aliar o ensino crítico a uma temática urgente dos nossos tempos - a disseminação de notícias falsas e as condições que as tornam tão irresistíveis - é o assunto encerrado nas páginas desta pequena dissertação. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, que teve como sujeitos, justamente, estudantes desta Rede, mais especificamente, do Ensino Médio Integrado. O estudo é de tipo qualitativo e alicerçado no ensino crítico freireano, a partir do qual, fazendo uso do estudo de caso como método de pesquisa, buscou analisar como é o comportamento de recepção e uso de informação noticiosa pelos jovens em idade escolar do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano, observando sua relação com as fake news e pós-verdade. Com o ferramental trazido pelas teorias da EPT e do ensino crítico, nosso estudo desenvolveu uma proposta de intervenção, no formato de oficina, a fim de contribuir para o aprimoramento da percepção crítica dos estudantes sobre o que é recebido no fluxo cotidiano de informações, auxiliando-os a discernir o que é informação jornalística daquelas de origem falsa, esperando assim para uma melhor condição de exercer sua participação como cidadãos plenos. Durante a intervenção, observa-se como os estudantes se comportam com este mundo midiático, suas preferências no uso e recepção de informações e como demonstram estar antenados à realidade. Por fim, aplicada e avaliada por meio da execução desta pesquisa, a oficina, denominada Pós-verdade e fake news: para entender se consubstancia em um produto educacional, que poderá ser utilizado por professores e demais interessados, contribuindo para uma maior conscientização sobre os perigos das informações falsas e como reconhecê-las e neutralizá-las em nosso cotidiano. A dissertação é escrita por meio de técnicas de jornalismo literário, na intenção de trazer um texto que seja de leitura descomplicada e fluida.
Abstract: The attempt to combine critical education with an urgent theme of our times – the dissemination of fake news and the conditions that make it so irresistible – is the subject enclosed in the pages of this short dissertation. This is a research developed within the Professional and Technological Education Graduate Program, which had as subjects, precisely, students from this Network, more specifically, from Integrated High School. The study is qualitative and based on Freirean critical education, from which, using the case study as a research method, it sought to analyze how is the reception and use of news information by young people of school age at the Campus Ceres of the Instituto Federal Goiano (a Federal Institute located in the state of Goiás), observing their relationship with fake news and post-truth. With the tools brought by the theories of EPT and critical education, our study developed an intervention proposal, in the workshop format, in order to contribute to the improvement of students' critical perception about what is received in the daily flow of information, helping them to discern what is journalistic information from those of false origin, thus hoping for a better condition to exercise their participation as informed citizens. During the intervention, observe how students behave in this media world, their preferences in using and receiving information and how they demonstrate being in tune with reality. Finally, applied and evaluated through the execution of this research, the workshop, called Post-truth and fake news: to understand, it is substantiated in an educational product, which can be used by teachers and other interested parties, contributing to greater awareness about the dangers of false information and how to recognize and neutralize it in our daily lives. The dissertation is written using literary journalism techniques, with the intention of bringing a text that is uncomplicated and fluid to read.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Professional and Technological Education
Ensino crítico
Critical education
Ensino Médio Integrado
Integrated high school
Jornalismo
Journalism
Pós-verdade
Post-truth
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5610
Data do documento: 16-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Tiago Gebrim.pdf512,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dissertação_Tiago Gebrim (1).pdf8,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons