Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/561
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UMA PROPOSTA PARA A ABORDAGEM DO “DIFERENTE” EM SALA DE AULA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
Autor(es): Silva, Miriane
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo
Resumo: Este estudo visa destacar a existência de textos infantis que abordam a questão do “diferente” ou da pluralidade/diversidade cultural. Além disso, apresenta uma proposta para o trabalho dessa temática, em sala de aula, a partir da exploração de textos da literatura infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico em que foram analisadas diretrizes oficiais para esse ensino da questão, principalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Comum Curricular (BNCC). A pesquisa permitiu verificar que a literatura infantil, na atualidade, tem apresentado textos em que a temática da diversidade se faz presente. Portanto, esse segmento da literatura mostrou-se como instrumento válido para o trabalho, em sala de aula, com questões sobre a pluralidade/diversidade cultural, uma vez que contribui para que os futuros cidadãos desenvolvam valores necessários ao combate à discriminação e ao preconceito. A pesquisa apresenta, no primeiro capítulo um estudo das Diretrizes Oficiais para a abordagem da pluralidade e a diversidade cultural; no segundo, explora-se o conceito e uma rápida trajetória da literatura infantil e, no último capítulo, são analisados alguns textos literários infantis em que a pluralidade/diversidade cultural serviram como temática para a construção das histórias infantis. A partir dessa análise, são apresentadas algumas propostas de atividades para esse ensino.
Abstract: Seeking to explain the importance of a proposal for the teaching of cultural plurality through children's literature, this study was based on a literature search, which through articles authors of national and international literature, and also work with the National Curriculum Parameters (PCNs), and the Common Curriculum Base (BNCC), provides a greater understanding of the theme. The study in question obtained results with the study of literature, through its conceptualization, its origin and how it is currently, taking into account the PCNs and the BNCC. Currently there has been an appreciation of diversity, which makes one think of cultural plurality through children's literature, because providing such knowledge since childhood contributes to future citizens have more positive values, reducing discrimination. Therefore, to propose a plurality and cultural diversity for teaching through children's literature is to bring an appreciation of the existing diversity in a society, mainly the Brazilian one. The first chapter presented a study of the Official Guidelines for the treatment of plurality and cultural diversity, focusing on the PCNs and the BNCC; the second chapter dedicated to addressing children's literature, containing on its conceptualization, its origin both in Europe and Brazil and about it today, and the last chapter presented plurality and cultural diversity in literary texts, containing proposals for activities with some children's literary texts. Keywords: Cultural
Palavras-chave: Pluralidade Cultural
Literatura Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/561
Data do documento: 16-Ago-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC-Pedagogia_Miriane Silva.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.