Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.creatorSilva, Miriane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343825638674619pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T12:45:03Z-
dc.date.available2019-08-20T12:45:03Z-
dc.date.issued2019-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/561-
dc.description.abstractSeeking to explain the importance of a proposal for the teaching of cultural plurality through children's literature, this study was based on a literature search, which through articles authors of national and international literature, and also work with the National Curriculum Parameters (PCNs), and the Common Curriculum Base (BNCC), provides a greater understanding of the theme. The study in question obtained results with the study of literature, through its conceptualization, its origin and how it is currently, taking into account the PCNs and the BNCC. Currently there has been an appreciation of diversity, which makes one think of cultural plurality through children's literature, because providing such knowledge since childhood contributes to future citizens have more positive values, reducing discrimination. Therefore, to propose a plurality and cultural diversity for teaching through children's literature is to bring an appreciation of the existing diversity in a society, mainly the Brazilian one. The first chapter presented a study of the Official Guidelines for the treatment of plurality and cultural diversity, focusing on the PCNs and the BNCC; the second chapter dedicated to addressing children's literature, containing on its conceptualization, its origin both in Europe and Brazil and about it today, and the last chapter presented plurality and cultural diversity in literary texts, containing proposals for activities with some children's literary texts. Keywords: Culturalpt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa destacar a existência de textos infantis que abordam a questão do “diferente” ou da pluralidade/diversidade cultural. Além disso, apresenta uma proposta para o trabalho dessa temática, em sala de aula, a partir da exploração de textos da literatura infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico em que foram analisadas diretrizes oficiais para esse ensino da questão, principalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Comum Curricular (BNCC). A pesquisa permitiu verificar que a literatura infantil, na atualidade, tem apresentado textos em que a temática da diversidade se faz presente. Portanto, esse segmento da literatura mostrou-se como instrumento válido para o trabalho, em sala de aula, com questões sobre a pluralidade/diversidade cultural, uma vez que contribui para que os futuros cidadãos desenvolvam valores necessários ao combate à discriminação e ao preconceito. A pesquisa apresenta, no primeiro capítulo um estudo das Diretrizes Oficiais para a abordagem da pluralidade e a diversidade cultural; no segundo, explora-se o conceito e uma rápida trajetória da literatura infantil e, no último capítulo, são analisados alguns textos literários infantis em que a pluralidade/diversidade cultural serviram como temática para a construção das histórias infantis. A partir dessa análise, são apresentadas algumas propostas de atividades para esse ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Miriane Rosa da Silva (2015104221310300@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-20T12:37:14Z No. of bitstreams: 1 TC-Pedagogia_Miriane Silva.pdf: 1409035 bytes, checksum: 1fc280c364e4bfc2e8d8ccbfe04a1ecf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-20T12:44:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC-Pedagogia_Miriane Silva.pdf: 1409035 bytes, checksum: 1fc280c364e4bfc2e8d8ccbfe04a1ecf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T12:45:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC-Pedagogia_Miriane Silva.pdf: 1409035 bytes, checksum: 1fc280c364e4bfc2e8d8ccbfe04a1ecf (MD5) Previous issue date: 2019-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPluralidade Culturalpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA PARA A ABORDAGEM DO “DIFERENTE” EM SALA DE AULA POR MEIO DA LITERATURA INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC-Pedagogia_Miriane Silva.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.