Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/560
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES
Other Titles: FAMILY INFLUENCE ON STUDENT SCHOOLING PROCESS
metadata.dc.creator: Souza, Bruna de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Sangelita, Miranda Franco Mariano
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata da relação entre a família e a escola e aborda a discussão sobre a participação e envolvimento da família na vida escolar dos estudantes, identificando o interesse que os pais ou responsáveis apresentam e como essa união escola-família influencia na vida escolar do aluno. Portanto, o objetivo desse estudo está centrado em analisar a importância da presença e do acompanhamento dos responsáveis no processo de escolarização dos estudantes, identificando em que medida essa participação pode ser significativa para o desempenho escolar de uma criança em processo de aprendizagem. Perante isso, entendemos que é papel fundamental dos responsáveis, acompanhar a vida escolar da criança, e aqui não citamos apenas no cumprimento das tarefas, mas principalmente em como essa criança se desenvolve na sala de aula, seu comportamento, suas dificuldades, se está avançando ou não está conseguindo acompanhar a turma, além de inúmeras situações que podem ser pontuadas, mas que, mesmo se incluído no problema discutido neste trabalho, representa palco para outras discussões mais específicas. A pesquisa foi construída com vistas a compreender a partir desta problemática, para possíveis descobertas e melhoras na educação, logo nas séries inicias, tendo como tema educação e família. A metodologia usada foi a análise qualitativa, e para isso realizou-se uma análise de dados em uma escola pública da cidade de Morrinhos – GO, em que foi aplicado um questionário contendo algumas perguntas relacionadas ao tema. Palavras - Chave: Escola. Família. Motivação. Aprendizagem.
Abstract: The present work deals with the relationship between the family and the school and discusses the discussion about the participation and involvement of the family in the school life of the students, identifying the interest that parents or guardians present and how this Union school-family Influences the student's school life. Therefore, the objective of this study is centered on analyzing the importance of the presence and monitoring of the guardians in the students ' schooling process, identifying to what extent this participation can be significant for the performance Education of a child in the learning process. Given this, we understand that it is the fundamental role of the guardians, to accompany the school life of the child, and here we do not cite only in the fulfillment of tasks, but mainly in how this child develops in the classroom, its behavior, its Difficulties, whether it is advancing or not being able to accompany the class, in addition to good situations that are punctuated, but that, even if included in the problem discussed in this work, representatives stage for other more specific discussions. The research was built with a view to understanding from this problem, to dövmeler discoveries and improvements in education, soon in the beginning series, having as an education and family theme. The methodology used was the qualitative analysis, and a data analysis was carried out at a public school in the city of Morrinhos-GO, in which a questionnaire containing sweets was applied: questions metastatic to the subject. Keywords: School. Family. Motivation. Learning.
Keywords: Escola. Família. Motivação. AprendizagemSCOA. FAMÍLIA. MOTIVAÇÃO. APRENDIZAGEM
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/560
Issue Date: 16-Aug-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Bruna de Jesus Souza.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.