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Tipo: Dissertação
Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE NO PERÍODO DE 2008 A 2024
Autor(es): Melo, Walmir Francisco de
Primeiro Orientador: Ribeiro, Cristiane Maria
Primeiro Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Segundo Membro da Banca: Moreira, Debora Astoni
Terceiro Membro da Banca: Camargo, Sandra A. Ferreira
Resumo: Esta pesquisa analisou produções acadêmicas sobre relações étnico-raciais nos Institutos Federais (IFs) entre 2008 a 2024, visando mapear avanços e propor práticas pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partindo da intersecção entre a Lei 10.639/2003 (ensino da cultura afro-brasileira) e a criação dos IFs (Lei 11.892/2008), o estudo buscou compreender como essas instituições têm trabalhado a temática racial, especialmente com o aumento de estudantes negros após a Lei de Cotas (12.711/2012). Utilizando a metodologia do estado da arte, foram revisadas dissertações e teses em plataformas como Google Acadêmico e Biblioteca Digital da Capes. A análise identificou avanços na produção acadêmica, mas também lacunas significativas na articulação entre relações raciais e EPT. As principais recomendações incluem: formação docente continuada, produção de materiais antirracistas e fortalecimento de ações afirmativas. Os resultados apontam que, embora haja avanços, ainda existe um distanciamento entre a teoria proposta pela legislação e a prática educacional nos IFs, necessitando, portanto, implementar políticas institucionais efetivas que garantam não só o acesso, mas a permanência e sucesso dos estudantes negros. A pesquisa oferece subsídios para a construção de uma educação profissional verdadeiramente inclusiva e antirracista.
Abstract: This research analyzed academic productions on ethnic-racial relations in Federal Institutes (IFs) between 2008 and 2024, aiming to map advances and propose pedagogical practices for Professional and Technological Education (EPT). Starting from the intersection between Law 10.639/2003 (teaching of Afro-Brazilian culture) and the creation of IFs (Law 11.892/2008), the study sought to understand how these institutions have worked on racial issues, especially with the increase in black students after the Quota Law (12.711/2012). Using the state-of-the- art methodology, dissertations and theses were reviewed on platforms such as Google Scholar and the Capes Digital Library. The analysis identified advances in academic production, but also significant gaps in the articulation between racial relations and EPT. The main recommendations include: continuing teacher training, production of anti-racist materials, and strengthening of affirmative actions. The results indicate that, although there has been progress, there is still a gap between the theory proposed by the legislation and the educational practice in the IFs. Therefore, it is necessary to implement effective institutional policies that guarantee not only access, but also the retention and success of black students. The research provides support for the construction of a truly inclusive and anti-racist professional education.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Ethnic-racial relations
Institutos Federais
Federal Institutes
Lei 10.639/2003
Law 10.639/2003
Estado da Arte
State of the Art
Educação Profissional e Tecnológica
Professional and Technological Education
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5586
Data do documento: 4-Jul-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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