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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee2Moreira, Debora Astoni-
dc.contributor.referee3Camargo, Sandra A. Ferreira-
dc.creatorMelo, Walmir Francisco de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129450178427393pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-15T18:51:08Z-
dc.date.available2025-07-15-
dc.date.available2025-07-15T18:51:08Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5586-
dc.description.abstractThis research analyzed academic productions on ethnic-racial relations in Federal Institutes (IFs) between 2008 and 2024, aiming to map advances and propose pedagogical practices for Professional and Technological Education (EPT). Starting from the intersection between Law 10.639/2003 (teaching of Afro-Brazilian culture) and the creation of IFs (Law 11.892/2008), the study sought to understand how these institutions have worked on racial issues, especially with the increase in black students after the Quota Law (12.711/2012). Using the state-of-the- art methodology, dissertations and theses were reviewed on platforms such as Google Scholar and the Capes Digital Library. The analysis identified advances in academic production, but also significant gaps in the articulation between racial relations and EPT. The main recommendations include: continuing teacher training, production of anti-racist materials, and strengthening of affirmative actions. The results indicate that, although there has been progress, there is still a gap between the theory proposed by the legislation and the educational practice in the IFs. Therefore, it is necessary to implement effective institutional policies that guarantee not only access, but also the retention and success of black students. The research provides support for the construction of a truly inclusive and anti-racist professional education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou produções acadêmicas sobre relações étnico-raciais nos Institutos Federais (IFs) entre 2008 a 2024, visando mapear avanços e propor práticas pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partindo da intersecção entre a Lei 10.639/2003 (ensino da cultura afro-brasileira) e a criação dos IFs (Lei 11.892/2008), o estudo buscou compreender como essas instituições têm trabalhado a temática racial, especialmente com o aumento de estudantes negros após a Lei de Cotas (12.711/2012). Utilizando a metodologia do estado da arte, foram revisadas dissertações e teses em plataformas como Google Acadêmico e Biblioteca Digital da Capes. A análise identificou avanços na produção acadêmica, mas também lacunas significativas na articulação entre relações raciais e EPT. As principais recomendações incluem: formação docente continuada, produção de materiais antirracistas e fortalecimento de ações afirmativas. Os resultados apontam que, embora haja avanços, ainda existe um distanciamento entre a teoria proposta pela legislação e a prática educacional nos IFs, necessitando, portanto, implementar políticas institucionais efetivas que garantam não só o acesso, mas a permanência e sucesso dos estudantes negros. A pesquisa oferece subsídios para a construção de uma educação profissional verdadeiramente inclusiva e antirracista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Walmir Francisco de Melo (walmir.melo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-07-15T18:00:45Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_Walmir_Francisco_de_Melo.pdf: 2675463 bytes, checksum: cfeee2227ef3dd05546a52f3eb1cda46 (MD5) produto_educacional_Walmir_Melo.pdf: 2158522 bytes, checksum: 190f328ce7b71ff8b108baed4a3e5536 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCapespt_BR
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dc.description.sponsorshipFAPEGpt_BR
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dc.description.sponsorshipFAPEG/CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectFederal Institutespt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectEstado da Artept_BR
dc.subjectState of the Artpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE NO PERÍODO DE 2008 A 2024pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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