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Tipo: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O TRABALHO: PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES DA ÁREA AGROPECUÁRIA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES
Autor(es): Marques, Divino Pereira
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira de
Resumo: Essa dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, objetivando apreender as perspectivas de emancipação de jovens trabalhadores da área agropecuária no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres relativas à Educação Profissional e Tecnológica e o Trabalho. Quanto ao método selecionado para a pesquisa, optou-se pelo estudo de caso e alicerçou-se numa abordagem de natureza qualitativa, mediante levantamento bibliográfico, seleção, coleta e análise de documentos oficiais da instituição investigada e a aplicação do questionário da pesquisa. A amostra da pesquisa foi definida por 20 estudantes matriculados na 3ª série do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, os quais participaram do público para a investigação. A coleta de dados foi complementada com o instrumento do questionário semiestruturado e análise documental, permitindo uma rica compreensão dos desdobramentos relacionados ao percurso formativo da EPT, especialmente no curso técnico de agropecuária integrado ao ensino médio. A pesquisa buscou explorar como a formação na área da agropecuária atende às perspectivas de emancipação dos jovens trabalhadores, considerando os anseios de profissão e carreira desses sujeitos. A análise dos dados foi mediante a leitura e análise sucessiva dos dados bibliográficos e do conteúdo do questionário; confrontação de informações recorrentes e análise de conteúdo, ou seja, serão coletadas as opiniões dos sujeitos participantes e estas serão analisadas e tratadas à luz da teoria de Bardin (2016). Os resultados indicam que os estudantes do curso técnico em agropecuária acreditam que a carreira estabelecida por meio desta formação possibilita a autonomia, pois esses sujeitos estão capacitados e aptos a serem inseridos no mundo do trabalho. O Produto Educacional denominado: “Memorial de Formação: experiências formativas dos jovens trabalhadores da área agropecuária” expresso no formato de cartilha, desenvolvido a partir desta pesquisa, apresenta relatos acerca da trajetória dos estudantes no percurso formativo do curso, buscando a motivação de outros jovens a se interessarem pelo curso e para aqueles alunos inseridos nessa formação. O produto foi apresentado e validado por estudantes da terceira série do curso de agropecuária. Os dados da pesquisa indicam que esta formação proporciona as competências exigidas para a área da agropecuária, além de exercer um papel fundamental na transformação social na vida dos jovens na conquista da autonomia. Os dados da pesquisa evidenciam que a proposta da formação em EPT não se resume a qualificar o trabalhador, pensando apenas em competências, saberes e habilidades de cunho técnico. Essa educação busca promover um ensino pautado nas diversas dimensões formativas do ser humano, colocando os valores humanistas como fundamentais, tanto para o exercício profissional quanto para o exercício da cidadania. As memórias dos estudantes demonstram que o IF Goiano - Campus Ceres é muito mais que uma escola - é uma instituição comprometida com a formação integral e humanizada dos seus alunos, proporcionando a conquista da emancipação.
Abstract: This dissertation was developed in the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered by the Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, aiming to understand the perspectives of emancipation of young workers in the agricultural area at the Instituto Federal Goiano – Campus Ceres regarding Professional and Technological Education and Work. As for the method selected for the research, the case study was chosen and was based on a qualitative approach, through bibliographical survey, selection, collection and analysis of official documents of the investigated institution and the application of the research questionnaire. The research sample was defined by 20 students enrolled in the 3rd year of the Technical Course in Agriculture Integrated to High School, who participated in the public for the investigation. Data collection was complemented with the instrument of the semi-structured questionnaire and documentary analysis, allowing a rich understanding of the developments related to the formative path of EPT, especially in the technical course in agriculture integrated to high school. The research sought to explore how training in the agricultural area meets the prospects for emancipation of young workers, considering the professional and career aspirations of these individuals. Data analysis was carried out through the reading and successive analysis of bibliographic data and the content of the questionnaire; comparison of recurring information and content analysis, that is, the opinions of the participating individuals will be collected and analyzed and treated in light of Bardin's theory (2016). The results indicate that students of the technical course in agriculture believe that the career established through this training allows for autonomy, as these individuals are qualified and able to be inserted into the world of work. The Educational Product Training Memorial: training experiences of young workers in the agricultural sector in the form of a booklet, developed based on this research, presents reports on the students' journey through the course's training path, seeking to motivate other young people to become interested in the course and for those students enrolled in this training. The product was presented and validated by third-year students of the agricultural course. The research data indicate that this training provides the skills required for the agricultural sector, in addition to playing a fundamental role in the social transformation in the lives of young people in achieving autonomy. The research data show that the proposal for EPT training is not limited to qualifying the worker, thinking only about technical skills, knowledge and abilities. This education seeks to promote teaching based on the various formative dimensions of the human being, placing humanist values as fundamental, both for professional practice and for the exercise of citizenship. The students' memories demonstrate that IF Goiano - Campus Ceres is much more than a school - it is an institution committed to the comprehensive and humanized education of its students, enabling the achievement of emancipation.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Emancipação
Trabalho
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5572
Data do documento: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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