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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5537
Tipo: | Dissertação |
Título: | IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO DO PNAE NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Título(s) alternativo(s): | IMPORTANCE OF KNOWLEDGE OF THE PNAE LEGISLATION IN BASIC EDUCATION SCHOOLS |
Autor(es): | Andrade, Rafaela Santos de |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Christina Vargas Miranda e |
Primeiro Membro da Banca: | Rezende, Henrique de Paula |
Segundo Membro da Banca: | Perfeito, Danielle Godinho de Araújo |
Resumo: | A alimentação escolar exerce um papel essencial no desenvolvimento físico, cognitivo e social dos estudantes da Educação Básica, sendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) responsável pela promoção da segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar. A Resolução nº 06/2020 trouxe importantes atualizações para o programa, estabelecendo critérios sobre os alimentos obrigatórios e proibidos nos cardápios escolares. No entanto, desafios relacionados ao cumprimento dessa legislação ainda são recorrentes. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar as implicações e desafios da implementação da Resolução nº 06/2020 do PNAE no cardápio da merenda escolar, buscando compreender as práticas aplicadas nas escolas e as contribuições da alimentação para a inclusão e segurança nutricional dos estudantes. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, análise de produtos educacionais, realização de estudo de campo com merendeiras de três creches municipais e elaboração de dois produtos educacionais. Os principais resultados apontaram que, embora a legislação do PNAE seja clara quanto às diretrizes alimentares, o desconhecimento das merendeiras sobre as normas estabelecidas é um dos principais entraves para sua efetiva aplicação. A pesquisa evidenciou a importância dos produtos educacionais (cartilha informativa e curso formativo) elaborados e aplicados neste trabalho como instrumentos facilitadores na disseminação do conhecimento e na promoção de práticas alimentares saudáveis nas escolas. Concluímos que as ações desenvolvidas neste estudo possibilitaram avanços na compreensão e aplicação da legislação do PNAE no contexto escolar, valorizando o papel das merendeiras e fortalecendo a alimentação escolar enquanto direito dos estudantes. Recomendamos que futuras pesquisas ampliem o olhar sobre a temática, incluindo outros atores escolares e contextos regionais, bem como o desenvolvimento de novos materiais educativos voltados à segurança alimentar e nutricional. |
Abstract: | School feeding plays an essential role in the physical, cognitive and social development of Basic Education students, and the National School Feeding Program (PNAE) is responsible for promoting food and nutritional security in the school environment. Resolution No. 06/2020 brought important updates to the program, establishing criteria on mandatory and prohibited foods on school menus. However, challenges related to compliance with this legislation are still recurrent. In this context, the present work aimed to analyze the implications and challenges of the implementation of Resolution No. 06/2020 of the PNAE in the school lunch menu, seeking to understand the practices applied in schools and the contributions of food to the inclusion and nutritional security of students. The study was developed based on bibliographic research, analysis of educational products, field study with lunch cooks from three municipal daycare centers and elaboration of two educational products. The main results showed that, although the PNAE legislation is clear about the dietary guidelines, the lack of knowledge of the cooks about the established standards is one of the main obstacles to its effective application. The research evidenced the importance of educational products (information booklet and training course) developed and applied in this work as facilitating instruments in the dissemination of knowledge and in the promotion of healthy eating practices in schools. We conclude that the actions developed in this study enabled advances in the understanding and application of the PNAE legislation in the school context, valuing the role of the lunch cooks and strengthening school feeding as a right of students. We recommend that future research broaden the view on the subject, including other school actors and regional contexts, as well as the development of new educational materials aimed at food and nutrition security. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas Alimentação Escolar Nutrição Infantil Segurança Alimentar |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5537 |
Data do documento: | 25-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PE. RafaelaSantosAndrade_Cartilha PNAE.pdf | Produto Educacional_Cartilha_RafaelaSantosAndrade | 4,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PE. RafaelaSantosAndrade_Curso PNAE.pdf | Produto Educacional_Curso_RafaelaSantosAndrade | 7,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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