Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5501
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O JOGO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(es): Souza, Fernando Ferreira de
Primeiro Orientador: Burger, Marcela
Primeiro Membro da Banca: França, Marcela
Segundo Membro da Banca: Cavalcante, Lorena
Resumo: O presente trabalho aborda o tema “O jogo pedagógico como ferramenta de ensino no contexto do Programa Residência Pedagógica”. O objetivo geral, visou desenvolver e aplicar um jogo pedagógico no contexto da sala de aula, interagindo teoria e prática de forma intencional e reflexiva. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi a confecção de um jogo palavra-chave onde aplicou-se conteúdos de funções orgânicas. Os resultados obtidos indicam que a dinâmica competitiva e interativa aumentou a participação, especialmente entre alunos com dificuldades prévias. O trabalho em equipe facilitou a troca de conhecimentos, fortalecendo habilidades como comunicação e empatia. Conceitos complexos foram assimilados por meio de repetição lúdica e contextualização prática. O jogo permitiu identificar lacunas de aprendizagem, podendo orientar ajustes no planejamento docente. Conclui-se que, o professor pode sim unir a teoria e a pratica, sendo um facilitador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos.
Abstract: The present work addresses the theme "The pedagogical game as a teaching tool in the context of the Pedagogical Residency Program". The general objective was to develop and apply a pedagogical game in the classroom context, intentionally and reflectively interacting theory and practice. To achieve this objective, the methodology used was the creation of a keyword game where organic functions content was applied. The results obtained indicate that the competitive and interactive dynamic increased participation, especially among students with previous difficulties. Teamwork facilitated the exchange of knowledge, strengthening skills such as communication and empathy. Complex concepts were assimilated through playful repetition and practical contextualization. The game allowed for the identification of learning gaps, which can guide adjustments in teaching planning. It is concluded that the teacher can indeed unite theory and practice, being a facilitator in the teaching-learning process for students.
Palavras-chave: Jogos pedagógicos
Ensino de química
Residência pedagógica
Funções orgânicas
Metodologias ativas
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5501
Data do documento: 2-Jun-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Fernando Ferreira de Souza.pdf871,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.