Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Burger, Marcela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5719050036095491 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | França, Marcela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9783174121370485 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cavalcante, Lorena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8444017087280870 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Fernando Ferreira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2777802156359990 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T18:08:47Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18 | - |
dc.date.available | 2025-06-13T18:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5501 | - |
dc.description.abstract | The present work addresses the theme "The pedagogical game as a teaching tool in the context of the Pedagogical Residency Program". The general objective was to develop and apply a pedagogical game in the classroom context, intentionally and reflectively interacting theory and practice. To achieve this objective, the methodology used was the creation of a keyword game where organic functions content was applied. The results obtained indicate that the competitive and interactive dynamic increased participation, especially among students with previous difficulties. Teamwork facilitated the exchange of knowledge, strengthening skills such as communication and empathy. Complex concepts were assimilated through playful repetition and practical contextualization. The game allowed for the identification of learning gaps, which can guide adjustments in teaching planning. It is concluded that the teacher can indeed unite theory and practice, being a facilitator in the teaching-learning process for students. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o tema “O jogo pedagógico como ferramenta de ensino no contexto do Programa Residência Pedagógica”. O objetivo geral, visou desenvolver e aplicar um jogo pedagógico no contexto da sala de aula, interagindo teoria e prática de forma intencional e reflexiva. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi a confecção de um jogo palavra-chave onde aplicou-se conteúdos de funções orgânicas. Os resultados obtidos indicam que a dinâmica competitiva e interativa aumentou a participação, especialmente entre alunos com dificuldades prévias. O trabalho em equipe facilitou a troca de conhecimentos, fortalecendo habilidades como comunicação e empatia. Conceitos complexos foram assimilados por meio de repetição lúdica e contextualização prática. O jogo permitiu identificar lacunas de aprendizagem, podendo orientar ajustes no planejamento docente. Conclui-se que, o professor pode sim unir a teoria e a pratica, sendo um facilitador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Ferreira de Souza (fernando.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-13T17:52:13Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO - FERNANDO FERREIRA DE SOUZA RELATO DE EXPERIENCIA TC II - atualizado 13-06-2025 -.pdf: 892449 bytes, checksum: ba07686469f597f98ac6732aacf8c643 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-13T17:59:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO - FERNANDO FERREIRA DE SOUZA RELATO DE EXPERIENCIA TC II - atualizado 13-06-2025 -.pdf: 892449 bytes, checksum: ba07686469f597f98ac6732aacf8c643 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-13T18:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO - FERNANDO FERREIRA DE SOUZA RELATO DE EXPERIENCIA TC II - atualizado 13-06-2025 -.pdf: 892449 bytes, checksum: ba07686469f597f98ac6732aacf8c643 (MD5) Previous issue date: 2025-06-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | O JOGO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Fernando Ferreira de Souza.pdf | 871,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.