Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Burger, Marcela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5719050036095491pt_BR
dc.contributor.referee1França, Marcela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783174121370485pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Lorena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.creatorSouza, Fernando Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2777802156359990pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-13T18:08:47Z-
dc.date.available2025-06-18-
dc.date.available2025-06-13T18:08:47Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5501-
dc.description.abstractThe present work addresses the theme "The pedagogical game as a teaching tool in the context of the Pedagogical Residency Program". The general objective was to develop and apply a pedagogical game in the classroom context, intentionally and reflectively interacting theory and practice. To achieve this objective, the methodology used was the creation of a keyword game where organic functions content was applied. The results obtained indicate that the competitive and interactive dynamic increased participation, especially among students with previous difficulties. Teamwork facilitated the exchange of knowledge, strengthening skills such as communication and empathy. Complex concepts were assimilated through playful repetition and practical contextualization. The game allowed for the identification of learning gaps, which can guide adjustments in teaching planning. It is concluded that the teacher can indeed unite theory and practice, being a facilitator in the teaching-learning process for students.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o tema “O jogo pedagógico como ferramenta de ensino no contexto do Programa Residência Pedagógica”. O objetivo geral, visou desenvolver e aplicar um jogo pedagógico no contexto da sala de aula, interagindo teoria e prática de forma intencional e reflexiva. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi a confecção de um jogo palavra-chave onde aplicou-se conteúdos de funções orgânicas. Os resultados obtidos indicam que a dinâmica competitiva e interativa aumentou a participação, especialmente entre alunos com dificuldades prévias. O trabalho em equipe facilitou a troca de conhecimentos, fortalecendo habilidades como comunicação e empatia. Conceitos complexos foram assimilados por meio de repetição lúdica e contextualização prática. O jogo permitiu identificar lacunas de aprendizagem, podendo orientar ajustes no planejamento docente. Conclui-se que, o professor pode sim unir a teoria e a pratica, sendo um facilitador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Ferreira de Souza (fernando.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-13T17:52:13Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO - FERNANDO FERREIRA DE SOUZA RELATO DE EXPERIENCIA TC II - atualizado 13-06-2025 -.pdf: 892449 bytes, checksum: ba07686469f597f98ac6732aacf8c643 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-13T17:59:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO - FERNANDO FERREIRA DE SOUZA RELATO DE EXPERIENCIA TC II - atualizado 13-06-2025 -.pdf: 892449 bytes, checksum: ba07686469f597f98ac6732aacf8c643 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-13T18:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO - FERNANDO FERREIRA DE SOUZA RELATO DE EXPERIENCIA TC II - atualizado 13-06-2025 -.pdf: 892449 bytes, checksum: ba07686469f597f98ac6732aacf8c643 (MD5) Previous issue date: 2025-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO JOGO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Fernando Ferreira de Souza.pdf871,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.