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Tipo: Artigo de Periódico
Título: TRILHAS ECOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS
Autor(es): Valle, Kleyton Carlos do
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar produções acadêmicas brasileiras que tratam da utilização de trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta de Educação Ambiental na educação básica. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, consistiu em um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, buscando produções entre os anos de 2000 e 2024. Após aplicação de critérios de inclusão, foram selecionadas 12 dissertações de mestrado que abordavam o uso pedagógico das trilhas ecológicas no ensino básico. Nenhuma tese de doutorado foi incluída na análise, o que evidencia uma lacuna na produção acadêmica em níveis mais avançados de formação, sugerindo a necessidade de aprofundamento das investigações sobre o tema. De modo geral, os resultados indicam que os autores reconhecem as trilhas ecológicas interpretativas como estratégias pedagógicas eficazes para promover a Educação Ambiental, contribuindo para a sensibilização e o engajamento dos estudantes. Apesar do aumento do interesse acadêmico nos últimos anos, o número ainda restrito de estudos aponta para o potencial de expansão dessa abordagem, sobretudo no que se refere à consolidação das trilhas como recurso didático no ambiente escolar. Nesse contexto, os dados revelam um processo gradual de inserção das trilhas interpretativas nas práticas educativas voltadas à sustentabilidade, reforçando tanto sua relevância pedagógica quanto a necessidade de maior investimento em pesquisas que explorem essa temática em diferentes níveis da formação acadêmica.
Abstract: This study aimed to identify and analyze Brazilian academic works that address the use of interpretive ecological trails as a tool for Environmental Education in basic education. The research, of an exploratory and descriptive nature, involved a survey of the CAPES Theses and Dissertations Database, focusing on works published between 2000 and 2024. After applying inclusion criteria, 12 master's dissertations were selected that explored the pedagogical use of ecological trails in basic education. No doctoral theses were included in the analysis, highlighting a gap in academic production at more advanced levels of study and suggesting the need for further research on the subject. Overall, the results indicate that the authors recognize interpretive ecological trails as effective pedagogical strategies for promoting Environmental Education, contributing to student awareness and engagement. Despite the growing academic interest in recent years, the still limited number of studies points to the potential for expanding this approach, particularly in terms of consolidating trails as a didactic resource in school settings. In this context, the data reveal a gradual process of integrating interpretive trails into educational practices focused on sustainability, reinforcing both their pedagogical relevance and the need for greater investment in research exploring this theme at different levels of academic training.
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação básica
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5492
Data do documento: 15-Jun-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

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