Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValle, Kleyton Carlos do-
dc.date.available2025-06-15-
dc.date.available2025-06-11T00:57:50Z-
dc.date.issued2025-06-15-
dc.citation.volumeV.10pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.identifier.issn2178-6925pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5492-
dc.description.abstractThis study aimed to identify and analyze Brazilian academic works that address the use of interpretive ecological trails as a tool for Environmental Education in basic education. The research, of an exploratory and descriptive nature, involved a survey of the CAPES Theses and Dissertations Database, focusing on works published between 2000 and 2024. After applying inclusion criteria, 12 master's dissertations were selected that explored the pedagogical use of ecological trails in basic education. No doctoral theses were included in the analysis, highlighting a gap in academic production at more advanced levels of study and suggesting the need for further research on the subject. Overall, the results indicate that the authors recognize interpretive ecological trails as effective pedagogical strategies for promoting Environmental Education, contributing to student awareness and engagement. Despite the growing academic interest in recent years, the still limited number of studies points to the potential for expanding this approach, particularly in terms of consolidating trails as a didactic resource in school settings. In this context, the data reveal a gradual process of integrating interpretive trails into educational practices focused on sustainability, reinforcing both their pedagogical relevance and the need for greater investment in research exploring this theme at different levels of academic training.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar e analisar produções acadêmicas brasileiras que tratam da utilização de trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta de Educação Ambiental na educação básica. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, consistiu em um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, buscando produções entre os anos de 2000 e 2024. Após aplicação de critérios de inclusão, foram selecionadas 12 dissertações de mestrado que abordavam o uso pedagógico das trilhas ecológicas no ensino básico. Nenhuma tese de doutorado foi incluída na análise, o que evidencia uma lacuna na produção acadêmica em níveis mais avançados de formação, sugerindo a necessidade de aprofundamento das investigações sobre o tema. De modo geral, os resultados indicam que os autores reconhecem as trilhas ecológicas interpretativas como estratégias pedagógicas eficazes para promover a Educação Ambiental, contribuindo para a sensibilização e o engajamento dos estudantes. Apesar do aumento do interesse acadêmico nos últimos anos, o número ainda restrito de estudos aponta para o potencial de expansão dessa abordagem, sobretudo no que se refere à consolidação das trilhas como recurso didático no ambiente escolar. Nesse contexto, os dados revelam um processo gradual de inserção das trilhas interpretativas nas práticas educativas voltadas à sustentabilidade, reforçando tanto sua relevância pedagógica quanto a necessidade de maior investimento em pesquisas que explorem essa temática em diferentes níveis da formação acadêmica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kleyton Carlos do Valle (kleyton.carlos2@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-10T23:38:53Z No. of bitstreams: 3 ATA Defesa TC Kleyton Carlos do Valle.pdf: 207294 bytes, checksum: fdd763b670900a974581335efd4550eb (MD5) tcc_Kleyton_Carlos_do_ Valle.pdf: 828504 bytes, checksum: a241a9dc33d3872d9d4defa48b6298d3 (MD5) termo_de_autorizacao[1] (1).pdf: 368639 bytes, checksum: 381490d09f4d8736899c87132812ebed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-11T00:57:26Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA Defesa TC Kleyton Carlos do Valle.pdf: 207294 bytes, checksum: fdd763b670900a974581335efd4550eb (MD5) tcc_Kleyton_Carlos_do_ Valle.pdf: 828504 bytes, checksum: a241a9dc33d3872d9d4defa48b6298d3 (MD5) termo_de_autorizacao[1] (1).pdf: 368639 bytes, checksum: 381490d09f4d8736899c87132812ebed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-11T00:57:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA Defesa TC Kleyton Carlos do Valle.pdf: 207294 bytes, checksum: fdd763b670900a974581335efd4550eb (MD5) tcc_Kleyton_Carlos_do_ Valle.pdf: 828504 bytes, checksum: a241a9dc33d3872d9d4defa48b6298d3 (MD5) termo_de_autorizacao[1] (1).pdf: 368639 bytes, checksum: 381490d09f4d8736899c87132812ebed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-11T00:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ATA Defesa TC Kleyton Carlos do Valle.pdf: 207294 bytes, checksum: fdd763b670900a974581335efd4550eb (MD5) tcc_Kleyton_Carlos_do_ Valle.pdf: 828504 bytes, checksum: a241a9dc33d3872d9d4defa48b6298d3 (MD5) termo_de_autorizacao[1] (1).pdf: 368639 bytes, checksum: 381490d09f4d8736899c87132812ebed (MD5) Previous issue date: 2025-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofRevista Multidisciplinar do Nordeste Mineiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleTRILHAS ECOLÓGICAS INTERPRETATIVAS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRASpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATA Defesa TC Kleyton Carlos do Valle.pdfAta de Defesa202,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Kleyton_Carlos_do_ Valle.pdftcc_Kleyton_Carlos_do_Valle809,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_de_autorizacao[1] (1).pdfTermo TCAE360 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.