Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5476
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2020 A 2024
Título(s) alternativo(s): POSSIBLE RELATIONSHIPS BETWEEN ETHNOMATHEMATICS AND MATHEMATICAL MODELING: An investigation based on scientific articles published between 2020 and 2024.
Autor(es): Kubo, Thaís Regina Domingues
Primeiro Orientador: Bastos, Charles Lourenço de
Primeiro Membro da Banca: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Segundo Membro da Banca: Silva, Eber Oliveira
Resumo: Este artigo procurou verificar possíveis relações entre Etnomatemática e Modelagem Matemática, com foco para a educação no ensino fundamental, por meio da análise de artigos científicos publicados entre os anos de 2020 a 2024, que tratam das temáticas Etnomatemática e Modelagem Matemática. Os textos observados foram selecionados no Google Acadêmico, com buscas neste e em outros repositórios, a partir de combinações dos termos: “Etnomatemática”, “Modelagem Matemática” e “ensino fundamental”. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem mista, por meio da análise de sete artigos que discorrem sobre a relação entre Etnomatemática e a Modelagem Matemática, de maneira que, com exceção do artigo 4, os demais autores denominam esta relação como Etnomodelagem. Pretende-se que este estudo contribua para a compreensão sobre como tem sido desenvolvidas as pesquisas sobre práticas de ensino com abordagem na Etnomodelagem, além de ressaltar a relevância que a aplicação de atividades, envolvendo a Modelagem Matemática juntamente à Etnomatemática, podem propiciar para o ensino e a aprendizagem de Matemática.
Abstract: This article sought to verify possible relationships between Ethnomathematics and Mathematical Modeling, with a focus on elementary education, through the analysis of scientific articles published between 2020 and 2024, which deal with the themes of Ethnomathematics and Mathematical Modeling. The observed texts were selected from Google Scholar, with searches in this and other repositories, based on combinations of the terms: “Ethnomathematics”, “Mathematical Modeling” and “elementary education”. This is a bibliographic review, with a mixed approach, through the analysis of seven articles that discuss the relationship between Ethnomathematics and Mathematical Modeling, so that, with the exception of article 4, the other authors call this relationship Ethnomodeling. This study is intended to contribute to the understanding of how research on teaching practices with an Ethnomodeling approach has been developed, in addition to highlighting the relevance that the application of activities involving Mathematical Modeling together with Ethnomathematics can provide for the teaching and learning of Mathematics.
Palavras-chave: Etnomatemática
Modelagem Matemática
Ensino Fundamental
Etnomodelagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5476
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thaís_Kubo.pdf562,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.