Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Charles Lourenço de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7993182268768295pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Eber Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243838824261254pt_BR
dc.creatorKubo, Thaís Regina Domingues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955334755303669pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-05T23:14:13Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-05T23:14:13Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5476-
dc.description.abstractThis article sought to verify possible relationships between Ethnomathematics and Mathematical Modeling, with a focus on elementary education, through the analysis of scientific articles published between 2020 and 2024, which deal with the themes of Ethnomathematics and Mathematical Modeling. The observed texts were selected from Google Scholar, with searches in this and other repositories, based on combinations of the terms: “Ethnomathematics”, “Mathematical Modeling” and “elementary education”. This is a bibliographic review, with a mixed approach, through the analysis of seven articles that discuss the relationship between Ethnomathematics and Mathematical Modeling, so that, with the exception of article 4, the other authors call this relationship Ethnomodeling. This study is intended to contribute to the understanding of how research on teaching practices with an Ethnomodeling approach has been developed, in addition to highlighting the relevance that the application of activities involving Mathematical Modeling together with Ethnomathematics can provide for the teaching and learning of Mathematics.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo procurou verificar possíveis relações entre Etnomatemática e Modelagem Matemática, com foco para a educação no ensino fundamental, por meio da análise de artigos científicos publicados entre os anos de 2020 a 2024, que tratam das temáticas Etnomatemática e Modelagem Matemática. Os textos observados foram selecionados no Google Acadêmico, com buscas neste e em outros repositórios, a partir de combinações dos termos: “Etnomatemática”, “Modelagem Matemática” e “ensino fundamental”. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem mista, por meio da análise de sete artigos que discorrem sobre a relação entre Etnomatemática e a Modelagem Matemática, de maneira que, com exceção do artigo 4, os demais autores denominam esta relação como Etnomodelagem. Pretende-se que este estudo contribua para a compreensão sobre como tem sido desenvolvidas as pesquisas sobre práticas de ensino com abordagem na Etnomodelagem, além de ressaltar a relevância que a aplicação de atividades, envolvendo a Modelagem Matemática juntamente à Etnomatemática, podem propiciar para o ensino e a aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thaís Regina Domingues Kubo (thais.kubo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-05T01:59:07Z No. of bitstreams: 4 Ata_de_defesa_Thaís Kubo.pdf: 138598 bytes, checksum: 436cf16ce7b1538fefc8f81f7eecec18 (MD5) Declaração_de_art._corrigido_Thaís Kubo.pdf: 74332 bytes, checksum: 48a2d58f8f00b8a01c22fdae7b19666a (MD5) Termo_de_autorizacao_Thaís Kubo.pdf: 118393 bytes, checksum: 3c4a88e14bc25f60751065f599d1f224 (MD5) tcc_Thaís Kubo.pdf: 244270 bytes, checksum: 253b5a1351031cea299937acec738347 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada THAÍS, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:   A ata de defesa não foi devidamente assinada por todos os membros a banca avaliadora. A Ata de defesa devidamente assinada é obrigatória nos trabalhos acadêmicossubmetidos no Repositório. Caso a submissão não esteja devidamente de acordocom o disposto no Regulamento do Repositório Institucional do IF Goiano,rejeitaremos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s)autor(es). Parasanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho noRIIF Goiano” no anexo enviado ou no link, https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf  O TCAE está disponível naplataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado noseguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisara versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com asdevidas comprovações solicitadas de aprovação contendo o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviado em arquivos em separado, mas estesdocumentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que a Ata dedefesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma.Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente naplataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamosque, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE),na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, nolink a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=uhX6cuRM5NM Aguardamos a devolução domesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2025-06-05T18:27:10Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Thaís Regina Domingues Kubo (thais.kubo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-05T23:04:26Z No. of bitstreams: 1 tcc_Thaís_Kubo.pdf: 575707 bytes, checksum: d96f3ffe87039d0e05695452042cd338 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-05T23:13:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Thaís_Kubo.pdf: 575707 bytes, checksum: d96f3ffe87039d0e05695452042cd338 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-05T23:13:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Thaís_Kubo.pdf: 575707 bytes, checksum: d96f3ffe87039d0e05695452042cd338 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T23:14:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Thaís_Kubo.pdf: 575707 bytes, checksum: d96f3ffe87039d0e05695452042cd338 (MD5) Previous issue date: 2025-05-07en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEtnomodelagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePOSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2020 A 2024pt_BR
dc.title.alternativePOSSIBLE RELATIONSHIPS BETWEEN ETHNOMATHEMATICS AND MATHEMATICAL MODELING: An investigation based on scientific articles published between 2020 and 2024.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thaís_Kubo.pdf562,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.