Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5463
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
Autor(es): | Sousa, Marcela Felismar |
Primeiro Orientador: | Machado, Jonatas Teixeira |
Primeiro Membro da Banca: | Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Ilmo Correa |
Resumo: | Com a globalização e a consequente expansão da internet, surgiram novas formas de ensinar e aprender. A necessidade de estar por dentro das novidades tecnológicas causa uma dependência da tecnologia que passa a influenciar diretamente na sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar os motivos pelos quais as novas tecnologias da informação e da comunicação não são utilizadas na unidade de ensino para ampliar e facilitar o aprendizado bem como refletir sobre o seu uso no ambiente escolar, descrevendo benefícios e desafios a serem superados. Assim, apresentou-se uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, cujo método foi a observação não participante nas turmas de 1º a 5º ano numa escola municipal no interior de Goiás. Os resultados indicaram a necessidade de investimentos em ferramentas tecnológicas, que haja um esforço coletivo, união e reflexão sobre a práxis, visando a construção de uma educação alinhada às demandas contemporâneas. |
Abstract: | With globalization and the consequent expansion of the internet, new ways of teaching and learning have emerged. The need to keep up with technological innovations has created a dependency on technology that directly influences society. The aim of this work was to analyze the reasons why new information and communication technologies are not used in the educational unit to enhance and facilitate learning, as well as to reflect on their use in the school environment by describing the benefits and challenges to be overcome. Thus, a qualitative research based on a literature review was presented, using the non-participant observation method in classes from 1st to 5th grade at a municipal school in the interior of Goiás. The results indicated the need for investment in technological tools, and for collective effort, unity, and reflection on praxis, aiming at building an education aligned with contemporary demands. |
Palavras-chave: | Tecnologia. Educação. Informação. Ferramentas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOLOGIAS DE ENSINO E TECNOLOGIAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5463 |
Data do documento: | 22-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Marcela F. Sousa.pdf | 186,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ata de defesa preenchida.pdf | 180,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
termo de arigo corrigido.pdf | 174,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
termo_de_autorizacao_novo_assinado-SUAP.pdf | 308,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.