Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, Jonatas Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9683450015344727pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ilmo Correa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972pt_BR
dc.creatorSousa, Marcela Felismar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153532388089575pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-29T22:38:32Z-
dc.date.available2025-07-27-
dc.date.available2025-05-29T22:38:32Z-
dc.date.issued2025-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5463-
dc.description.abstractWith globalization and the consequent expansion of the internet, new ways of teaching and learning have emerged. The need to keep up with technological innovations has created a dependency on technology that directly influences society. The aim of this work was to analyze the reasons why new information and communication technologies are not used in the educational unit to enhance and facilitate learning, as well as to reflect on their use in the school environment by describing the benefits and challenges to be overcome. Thus, a qualitative research based on a literature review was presented, using the non-participant observation method in classes from 1st to 5th grade at a municipal school in the interior of Goiás. The results indicated the need for investment in technological tools, and for collective effort, unity, and reflection on praxis, aiming at building an education aligned with contemporary demands.pt_BR
dc.description.resumoCom a globalização e a consequente expansão da internet, surgiram novas formas de ensinar e aprender. A necessidade de estar por dentro das novidades tecnológicas causa uma dependência da tecnologia que passa a influenciar diretamente na sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar os motivos pelos quais as novas tecnologias da informação e da comunicação não são utilizadas na unidade de ensino para ampliar e facilitar o aprendizado bem como refletir sobre o seu uso no ambiente escolar, descrevendo benefícios e desafios a serem superados. Assim, apresentou-se uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, cujo método foi a observação não participante nas turmas de 1º a 5º ano numa escola municipal no interior de Goiás. Os resultados indicaram a necessidade de investimentos em ferramentas tecnológicas, que haja um esforço coletivo, união e reflexão sobre a práxis, visando a construção de uma educação alinhada às demandas contemporâneas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcela Felismar de Sousa (marcela.felismar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-27T21:57:36Z No. of bitstreams: 1 artigo_Marcela F. Sousa.pdf: 190872 bytes, checksum: e7aeda8c30a9a27c25e16379eede6f1b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Repositório Institucional do IF Goiano <riif@ifgoiano.edu.br> Anexos 21:35 (há 0 minuto) para marcelasousa.ita, Marcela Prezada MARCELA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. O TCAE e a Ata de defesa são obrigatórias nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso a submissão não esteja devidamente de acordo com o disposto no Regulamento do Repositório Institucional do IF Goiano, rejeitaremos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano” no anexo enviado ou no link, https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviado em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=uhX6cuRM5NM Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-05-28T00:37:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marcela Felismar de Sousa (marcela.felismar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-29T17:15:42Z No. of bitstreams: 3 artigo_Marcela F. Sousa.pdf: 190872 bytes, checksum: e7aeda8c30a9a27c25e16379eede6f1b (MD5) ata de defesa preenchida.pdf: 185165 bytes, checksum: 77481bc07d2c4e53b08a0f286d4fa944 (MD5) termo de arigo corrigido.pdf: 178391 bytes, checksum: 799c174bc1c2257b77c4fc56b2d51a5a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MARCELA,Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE é obrigatório nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso a submissão não esteja devidamente de acordo com o disposto no Regulamento do Repositório Institucional do IF Goiano, rejeitaremos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF em arquivo único, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º TCAE;  2º Ata de defesa;  3º Trabalho defendido.  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-05-29T20:34:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marcela Felismar de Sousa (marcela.felismar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-29T21:49:48Z No. of bitstreams: 4 artigo_Marcela F. Sousa.pdf: 190872 bytes, checksum: e7aeda8c30a9a27c25e16379eede6f1b (MD5) ata de defesa preenchida.pdf: 185165 bytes, checksum: 77481bc07d2c4e53b08a0f286d4fa944 (MD5) termo de arigo corrigido.pdf: 178391 bytes, checksum: 799c174bc1c2257b77c4fc56b2d51a5a (MD5) termo_de_autorizacao_novo_assinado-SUAP.pdf: 315796 bytes, checksum: 371812015929836c1a203af9d89ed70f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-05-29T22:38:22Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo_Marcela F. Sousa.pdf: 190872 bytes, checksum: e7aeda8c30a9a27c25e16379eede6f1b (MD5) ata de defesa preenchida.pdf: 185165 bytes, checksum: 77481bc07d2c4e53b08a0f286d4fa944 (MD5) termo de arigo corrigido.pdf: 178391 bytes, checksum: 799c174bc1c2257b77c4fc56b2d51a5a (MD5) termo_de_autorizacao_novo_assinado-SUAP.pdf: 315796 bytes, checksum: 371812015929836c1a203af9d89ed70f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T22:38:32Z (GMT). No. of bitstreams: 4 artigo_Marcela F. Sousa.pdf: 190872 bytes, checksum: e7aeda8c30a9a27c25e16379eede6f1b (MD5) ata de defesa preenchida.pdf: 185165 bytes, checksum: 77481bc07d2c4e53b08a0f286d4fa944 (MD5) termo de arigo corrigido.pdf: 178391 bytes, checksum: 799c174bc1c2257b77c4fc56b2d51a5a (MD5) termo_de_autorizacao_novo_assinado-SUAP.pdf: 315796 bytes, checksum: 371812015929836c1a203af9d89ed70f (MD5) Previous issue date: 2025-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia. Educação. Informação. Ferramentaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOLOGIAS DE ENSINO E TECNOLOGIASpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Marcela F. Sousa.pdf186,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata de defesa preenchida.pdf180,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de arigo corrigido.pdf174,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_de_autorizacao_novo_assinado-SUAP.pdf308,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.