Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5456
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DIFICULDADES COGNITIVAS DOS ESTUDANTES, DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO |
Título(s) alternativo(s): | STUDENTS' COGNITIVE DIFFICULTIES, CHALLENGES FOR SCHOOL-FAMILY COMMUNICATION: A BIBLIOGRAPHICAL STUDY |
Autor(es): | Valadares, Lorrany Chinaglia Messias |
Primeiro Orientador: | Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro |
Primeiro Membro da Banca: | Santos, Maria Lícia dos |
Segundo Membro da Banca: | Rosa, Glacie Regina |
Resumo: | Este estudo analisa as práticas comunicativas entre escola e família no contexto da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com foco nas estratégias utilizadas para relatar dificuldades de aprendizagem dos estudantes. A investigação parte da constatação de que, no cenário educacional brasileiro, a fluidez das demandas escolares, associada à diversidade de perfis estudantis, exige ações pedagógicas que articulem a escuta ativa, a mediação cuidadosa e o fortalecimento dos vínculos com os responsáveis legais. Com base em uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, a pesquisa examina produções acadêmicas vinculadas à rede de qualificação do Instituto Federal Goiano, publicadas entre 2020 e 2024. O corpus foi selecionado por meio de critérios de relevância e pertinência ao campo da comunicação escolar. A análise evidenciou que a eficácia da relação escola-família depende da clareza, da frequência e da intencionalidade das informações compartilhadas, especialmente quando se tratam de dificuldades de aprendizagem. Também foi possível identificar mudanças significativas nas formas de descrever, interpretar e comunicar essas dificuldades ao longo do tempo, destacando a importância da formação docente e da escuta empática no processo. Conclui-se que o fortalecimento do diálogo entre profissionais da educação e responsáveis é um fator determinante para o acompanhamento pedagógico eficaz e para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes. |
Abstract: | This study analyzes the communication practices between school and family in the context of Early Childhood and Elementary Education, focusing on the strategies used to report students' learning difficulties. The investigation is based on the understanding that the complexity of educational demands, along with the diversity of student profiles, requires pedagogical actions that promote active listening, careful mediation, and the strengthening of relationships with legal guardians. Adopting a qualitative, bibliographic approach, the research examines academic publications from the Federal Institute of Goiás, produced between 2020 and 2024. The corpus was selected based on relevance and pertinence to the field of school communication. The analysis revealed that the effectiveness of school-family relationships depends on the clarity, frequency, and intentionality of the shared information, especially regarding learning difficulties. The study also identified significant changes in how such difficulties are described and communicated over time, highlighting the role of teacher training and empathetic dialogue. It concludes that strengthening communication between educators and families is essential for effective pedagogical support and for fostering students’ holistic development. |
Palavras-chave: | Comunicação escolar Dificuldades de aprendizagem Relação escola-família Ensino Fundamental Educação Infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5456 |
Data do documento: | 24-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Lorrany Chinaglia Messias Valadares - Artigo Corrigido.pdf | TCC LORRANY CHINAGLIA MESSIAS VALADARES | 561,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de Defesa - Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdf | ATA DE DEFESA LORRANY CHINAGLIA MESSIAS VALADARES | 189,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_ Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdf | TCAE LORRANY CHINAGLIA MESSIAS VALADARES | 512,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.