Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Glacie Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4601434104970517pt_BR
dc.creatorValadares, Lorrany Chinaglia Messias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8172096171134295pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-26T01:06:21Z-
dc.date.available2025-05-26T01:06:21Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5456-
dc.description.abstractThis study analyzes the communication practices between school and family in the context of Early Childhood and Elementary Education, focusing on the strategies used to report students' learning difficulties. The investigation is based on the understanding that the complexity of educational demands, along with the diversity of student profiles, requires pedagogical actions that promote active listening, careful mediation, and the strengthening of relationships with legal guardians. Adopting a qualitative, bibliographic approach, the research examines academic publications from the Federal Institute of Goiás, produced between 2020 and 2024. The corpus was selected based on relevance and pertinence to the field of school communication. The analysis revealed that the effectiveness of school-family relationships depends on the clarity, frequency, and intentionality of the shared information, especially regarding learning difficulties. The study also identified significant changes in how such difficulties are described and communicated over time, highlighting the role of teacher training and empathetic dialogue. It concludes that strengthening communication between educators and families is essential for effective pedagogical support and for fostering students’ holistic development.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa as práticas comunicativas entre escola e família no contexto da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com foco nas estratégias utilizadas para relatar dificuldades de aprendizagem dos estudantes. A investigação parte da constatação de que, no cenário educacional brasileiro, a fluidez das demandas escolares, associada à diversidade de perfis estudantis, exige ações pedagógicas que articulem a escuta ativa, a mediação cuidadosa e o fortalecimento dos vínculos com os responsáveis legais. Com base em uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, a pesquisa examina produções acadêmicas vinculadas à rede de qualificação do Instituto Federal Goiano, publicadas entre 2020 e 2024. O corpus foi selecionado por meio de critérios de relevância e pertinência ao campo da comunicação escolar. A análise evidenciou que a eficácia da relação escola-família depende da clareza, da frequência e da intencionalidade das informações compartilhadas, especialmente quando se tratam de dificuldades de aprendizagem. Também foi possível identificar mudanças significativas nas formas de descrever, interpretar e comunicar essas dificuldades ao longo do tempo, destacando a importância da formação docente e da escuta empática no processo. Conclui-se que o fortalecimento do diálogo entre profissionais da educação e responsáveis é um fator determinante para o acompanhamento pedagógico eficaz e para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorrany Chinaglia Messias Valadares (lorrany.messias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-23T22:49:54Z No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa - Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdf: 194260 bytes, checksum: 1d9ac9f0594068eadea3b12974de3708 (MD5) Lorrany Chinaglia Messias Valadares - Artigo Corrigido.pdf: 575174 bytes, checksum: 3a8bb28d9a8eaa4339a7b4a959682b4a (MD5) Termo de Ciência e de autorização .pdf: 524786 bytes, checksum: 204461cdb60f22fbf8c3fad4885da205 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-05-26T01:00:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa - Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdf: 194260 bytes, checksum: 1d9ac9f0594068eadea3b12974de3708 (MD5) Lorrany Chinaglia Messias Valadares - Artigo Corrigido.pdf: 575174 bytes, checksum: 3a8bb28d9a8eaa4339a7b4a959682b4a (MD5) Termo de Ciência e de autorização .pdf: 524786 bytes, checksum: 204461cdb60f22fbf8c3fad4885da205 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-05-26T01:06:07Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa - Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdf: 194260 bytes, checksum: 1d9ac9f0594068eadea3b12974de3708 (MD5) Lorrany Chinaglia Messias Valadares - Artigo Corrigido.pdf: 575174 bytes, checksum: 3a8bb28d9a8eaa4339a7b4a959682b4a (MD5) Termo de Ciência e de autorização .pdf: 524786 bytes, checksum: 204461cdb60f22fbf8c3fad4885da205 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T01:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa - Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdf: 194260 bytes, checksum: 1d9ac9f0594068eadea3b12974de3708 (MD5) Lorrany Chinaglia Messias Valadares - Artigo Corrigido.pdf: 575174 bytes, checksum: 3a8bb28d9a8eaa4339a7b4a959682b4a (MD5) Termo de Ciência e de autorização .pdf: 524786 bytes, checksum: 204461cdb60f22fbf8c3fad4885da205 (MD5) Previous issue date: 2025-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação escolarpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDIFICULDADES COGNITIVAS DOS ESTUDANTES, DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICOpt_BR
dc.title.alternativeSTUDENTS' COGNITIVE DIFFICULTIES, CHALLENGES FOR SCHOOL-FAMILY COMMUNICATION: A BIBLIOGRAPHICAL STUDYpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Lorrany Chinaglia Messias Valadares - Artigo Corrigido.pdfTCC LORRANY CHINAGLIA MESSIAS VALADARES561,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa - Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdfATA DE DEFESA LORRANY CHINAGLIA MESSIAS VALADARES189,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_ Lorrany Chinaglia Messias Valadares.pdfTCAE LORRANY CHINAGLIA MESSIAS VALADARES512,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.