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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5434
Tipo: | Dissertação |
Título: | GÊNERO E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
Título(s) alternativo(s): | GENDER AND TRAINING IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION. |
Autor(es): | Silva, Marinéia Moreira da |
Primeiro Orientador: | Cunha, Fátima Suely Ribeiro |
Primeiro Membro da Banca: | Cunha, Fátima Suely Ribeiro |
Segundo Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Terceiro Membro da Banca: | Cunha, Sônia Aparecida |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar as narrativas de vida das mulheres residentes no município de Itapuranga - GO, egressas dos cursos técnicos no Instituto Federal (IF) Goiano - Campus Ceres, a fim de identificar como compreendem os impactos da formação profissional e tecnológica em suas vidas, destacando os desafios enfrentados no processo formativo, bem como suas expectativas e conquistas pessoais e profissionais decorrentes dessa formação. Metodologicamente, além da pesquisa bibliográfica, essencial para identificar os trabalhos realizados sobre o tema, o estudo contou com três etapas: pesquisa documental com vistas a levantar dados sobre o contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados no IF Goiano - Campus Ceres, entre 2010 e 2020; realização do questionário para identificar possíveis participantes na investigação, bem como seu perfil socioeconômico e, por fim, a entrevista narrativa, realizada com uma das mulheres egressas desses cursos, dando ênfase à análise qualitativa. O corpus de análise foi obtido das informações coletadas e submetido à técnica de análise de conteúdo, de Bardin (1977). As conclusões do estudo apontam as mais diversas dificuldades enfrentadas por mulheres no meio acadêmico e no mercado de trabalho, que se perpetuam como um dos principais desafios a serem enfrentados diante dos mais diversos problemas que destacam a mulher como principal vítima de tais atos. Por meio de associações, em sua maioria criadas por mulheres discentes de universidades, as alunas sentem-se acolhidas. Entretanto, ações como essas deveriam partir não somente das discentes, mas também de representantes de instituições que, por meio de ações contra o preconceito e violência aplicados contra a mulher, não somente conscientizariam outros grupos sociais, mas também levariam mulheres a seguirem e concluírem seus cursos de forma mais justa, equitativa e harmônica. |
Abstract: | This study aims to examine the life narratives of women residing in the municipality of Itapuranga, Goiás, who graduated from technical programs at the Federal Institute of Goiás (IF Goiano) – Ceres Campus. It seeks to understand how these women perceive the impact of professional and technological education on their lives, with particular emphasis on the challenges encountered during their educational trajectories, as well as their personal and professional expectations and achievements resulting from this training. Methodologically, in addition to a comprehensive literature review—essential for mapping previous research on the topic—the study was developed in three phases: a document analysis to gather contextual data on the integrated technical programs offered by IF Goiano – Ceres Campus between 2010 and 2020; a survey to identify potential participants and their socioeconomic profiles; and, finally, a narrative interview conducted with one of the female graduates, focusing on qualitative analysis. The research corpus was composed of data collected throughout the study and analyzed using content analysis methodology. The findings reveal a range of structural and social barriers faced by women in both academic environments and the labor market, which persist as significant challenges. These issues underscore the vulnerability of women to discriminatory and exclusionary practices. Student-led associations—mostly initiated by female university students—offer a degree of support and solidarity. However, the study argues that institutional actors must also take responsibility by implementing policies and actions to combat gender-based discrimination and violence. Such initiatives would not only foster broader social awareness but also contribute to creating more equitable, inclusive, and supportive educational environments that empower women to pursue and complete their studies successfully. |
Palavras-chave: | Gênero Educação Profissional e Tecnológica Ensino Integrado Trabalho Formação Omnilateral |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5434 |
Data do documento: | 18-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
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