Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5430
Tipo: Livro
Título: OLHARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRAVES E CAMINHOS DA TEORIA À PRÁTICA
Título(s) alternativo(s): Perspectives on basic education: obstacles and paths from theory to practice
Autor(es): Silva, Lucas Alves Barbosa e
Moreira, Débora Astoni
Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Resumo: O livro Olhares na educação básica - entraves e caminhos da teoria à prática apresenta, ao longo de seus 12 capítulos, um compilado sistematizado de ideias, reflexões e análises, majoritariamente elaboradas pelos mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB) do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. A obra tem como objetivo estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática, investigando como as diversas teorias educacionais podem ser aplicadas em sala de aula e quais desafios são encontrados nesse processo; identificar os obstáculos e os caminhos, mapeando as dificuldades que impedem a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e propondo alternativas para superá-las; compartilhar experiências e conhecimentos, promovendo a troca de vivências entre professores, pesquisadores e gestores, fomentando a construção de uma comunidade de prática; e, finalmente, instigar a pesquisa e a inovação, incentivando a produção de novas pesquisas sobre a prática docente, contribuindo para o avanço do conhecimento na área de ensino.
Abstract: The book Olhares na educação básica - entraves e caminhos da teoria à prática presents, throughout its 12 chapters, a systematic compilation of ideas, reflections and analyses, mostly elaborated by the master's students of the Professional Master's Program in Teaching for Basic Education (PPGEnEB) of the Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. The work aims to establish a dialogue between theory and practice, investigating how the various educational theories can be applied in the classroom and what challenges are encountered in this process; to identify the obstacles and paths, mapping the difficulties that prevent the implementation of innovative pedagogical practices and proposing alternatives to overcome them; to share experiences and knowledge, promoting the exchange of experiences among teachers, researchers and managers, fostering the construction of a community of practice; and, finally, to instigate research and innovation, encouraging the production of new research on teaching practice, contributing to the advancement of knowledge in the area of ​​education.
Palavras-chave: Educação Básica
Teoria e Prática
Produto Educacional
Formação Docente
Inclusão Escolar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5430
Data do documento: 6-Mai-2025
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book _ Olhares na educação básica: entraves e caminhos da teoria à prática.pdf15,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.