Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5419
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE DA VIVÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(es): Araujo, Lusilede Pereira de Sousa
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a forma como a pesquisadora foi se constituindo professora no Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, subprojeto interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano do Campus Rio Verde Goiás. No percurso metodológico, foi usado como procedimento de coleta de dados, as narrativas da pesquisadora descritas no portfólio elaborado durante a trajetória no PRP, subprojeto de Biologia durante o período de novembro de 2022 a julho de 2023. Os resultados possibilitaram perceber a importância do programa, especialmente, no que tange a aprendizagem docente. Com a vivência no PRP foi possível desenvolver a regência, saber como portar diante de uma sala de aula lotada, e enfrentar desafios diários com os alunos e a carga horária intensa. Além disso, foi possível, desenvolver um projeto foi proveitoso e gratificante, facilitando o aprendizado como futura professora, e buscando diferentes estratégias para o ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia.
Abstract: This research aims to analyze how the researcher became a teacher in the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Biology Degree course at the Goiano Federal Institute of Education, Science and Technology, an interdisciplinary subproject of the Goiano Federal Institute of Education, Science and Technology, Rio Verde Goiás Campus. In the methodological path, the researcher's narratives described in the portfolio prepared during the trajectory in the PRP, a Biology subproject during the period from November 2022 to July 2023, were used as a data collection procedure. The results made it possible to perceive the importance of the program, especially with regard to teacher learning. With the experience in the PRP, it was possible to develop teaching skills, know how to behave in front of a crowded classroom, and face daily challenges with students and the intense workload. In addition, it was possible to develop a project that was profitable and rewarding, facilitating learning as a future teacher, and seeking different strategies for teaching and learning Science and Biology.
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Aprendizagens da docência
Estágio
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5419
Data do documento: 27-Jun-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc lusilede repositório.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.