Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.creatorAraujo, Lusilede Pereira de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3375304375396747pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-03T21:59:00Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2025-05-03T21:59:00Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5419-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the researcher became a teacher in the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Biology Degree course at the Goiano Federal Institute of Education, Science and Technology, an interdisciplinary subproject of the Goiano Federal Institute of Education, Science and Technology, Rio Verde Goiás Campus. In the methodological path, the researcher's narratives described in the portfolio prepared during the trajectory in the PRP, a Biology subproject during the period from November 2022 to July 2023, were used as a data collection procedure. The results made it possible to perceive the importance of the program, especially with regard to teacher learning. With the experience in the PRP, it was possible to develop teaching skills, know how to behave in front of a crowded classroom, and face daily challenges with students and the intense workload. In addition, it was possible to develop a project that was profitable and rewarding, facilitating learning as a future teacher, and seeking different strategies for teaching and learning Science and Biology.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar a forma como a pesquisadora foi se constituindo professora no Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, subprojeto interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano do Campus Rio Verde Goiás. No percurso metodológico, foi usado como procedimento de coleta de dados, as narrativas da pesquisadora descritas no portfólio elaborado durante a trajetória no PRP, subprojeto de Biologia durante o período de novembro de 2022 a julho de 2023. Os resultados possibilitaram perceber a importância do programa, especialmente, no que tange a aprendizagem docente. Com a vivência no PRP foi possível desenvolver a regência, saber como portar diante de uma sala de aula lotada, e enfrentar desafios diários com os alunos e a carga horária intensa. Além disso, foi possível, desenvolver um projeto foi proveitoso e gratificante, facilitando o aprendizado como futura professora, e buscando diferentes estratégias para o ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lusilede Pereira de Sousa Araujo (lusilede.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-03T00:23:52Z No. of bitstreams: 1 tcc lusilede repositório.pdf: 1118177 bytes, checksum: 94ecd9ce5eb8df47ea55b0b5b587890a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2025-05-03T19:35:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc lusilede repositório.pdf: 1118177 bytes, checksum: 94ecd9ce5eb8df47ea55b0b5b587890a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-03T21:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc lusilede repositório.pdf: 1118177 bytes, checksum: 94ecd9ce5eb8df47ea55b0b5b587890a (MD5) Previous issue date: 2024-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagens da docênciapt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE DA VIVÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc lusilede repositório.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.