Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5406
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O LIVRO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Oliveira, Darlen Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: Este artigo explora a importância da contação de histórias durante os anos inicias de formação do ensino fundamental, enfatizando tanto seus fundamentos teóricos quanto sua aplicação prática em sala de aula. A pesquisa visa examinar como a contação de histórias auxilia no crescimento cognitivo, social e emocional dos alunos, ao mesmo tempo em que fortalece a relação entre o professor e a criança. Utilizou-se uma metodologia bibliográfica e documental, envolvendo a análise de documentos curriculares nacionais, incluindo os PCNs e a BNCC. O objetivo principal é investigar a conexão entre a contação de histórias e a utilização de livros didáticos. Objetivos específicos ​​incluem a análise de diretrizes curriculares e estratégias pedagógicas que incorporam a contação de histórias às práticas educacionais. Os resultados indicam que esse método, quando associado a recursos instrucionais, estimula a imaginação, promove o desenvolvimento da linguagem e contribui para uma aprendizagem significativa.
Abstract: This article explores the importance of storytelling during the early years of elementary school, emphasizing both its theoretical foundations and its practical application in the classroom. The research aims to examine how storytelling helps students’ cognitive, social, and emotional growth, while strengthening the relationship between teacher and child. A bibliographic and documentary methodology was used, involving the analysis of national curricular documents, including the PCNs and the BNCC. The main objective is to investigate the connection between storytelling and the use of textbooks. Specific objectives include the analysis of curricular guidelines and pedagogical strategies that incorporate storytelling into educational practices. The results indicate that this method, when associated with instructional resources, stimulates imagination, promotes language development, and contributes to meaningful learning.
Palavras-chave: Contação de histórias
Desenvolvimento infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5406
Data do documento: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Darlen Cristina da Silva Oliveira.pdf372,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.