Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.creatorOliveira, Darlen Cristina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2182335039482112pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-17T18:55:19Z-
dc.date.available2025-03-31-
dc.date.available2025-04-17T18:55:19Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5406-
dc.description.abstractThis article explores the importance of storytelling during the early years of elementary school, emphasizing both its theoretical foundations and its practical application in the classroom. The research aims to examine how storytelling helps students’ cognitive, social, and emotional growth, while strengthening the relationship between teacher and child. A bibliographic and documentary methodology was used, involving the analysis of national curricular documents, including the PCNs and the BNCC. The main objective is to investigate the connection between storytelling and the use of textbooks. Specific objectives include the analysis of curricular guidelines and pedagogical strategies that incorporate storytelling into educational practices. The results indicate that this method, when associated with instructional resources, stimulates imagination, promotes language development, and contributes to meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo explora a importância da contação de histórias durante os anos inicias de formação do ensino fundamental, enfatizando tanto seus fundamentos teóricos quanto sua aplicação prática em sala de aula. A pesquisa visa examinar como a contação de histórias auxilia no crescimento cognitivo, social e emocional dos alunos, ao mesmo tempo em que fortalece a relação entre o professor e a criança. Utilizou-se uma metodologia bibliográfica e documental, envolvendo a análise de documentos curriculares nacionais, incluindo os PCNs e a BNCC. O objetivo principal é investigar a conexão entre a contação de histórias e a utilização de livros didáticos. Objetivos específicos ​​incluem a análise de diretrizes curriculares e estratégias pedagógicas que incorporam a contação de histórias às práticas educacionais. Os resultados indicam que esse método, quando associado a recursos instrucionais, estimula a imaginação, promove o desenvolvimento da linguagem e contribui para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darlen Cristina da Silva Oliveira (darlen.cristina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-17T16:32:42Z No. of bitstreams: 3 TCAE - PEDAGOGIA - DARLEN CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA - 07 04 25.pdf: 108900 bytes, checksum: afe37084073e23774962669fbdea0ee1 (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - DARLEN CRISTINA - 31 03 25.pdf: 87857 bytes, checksum: a1724f1180d52db40608420229b8f5e7 (MD5) TCC - Darlen - versão para depósito.docx: 35990 bytes, checksum: a32321aba29009a05a1cbe77933634c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-17T18:45:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCAE - PEDAGOGIA - DARLEN CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA - 07 04 25.pdf: 108900 bytes, checksum: afe37084073e23774962669fbdea0ee1 (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - DARLEN CRISTINA - 31 03 25.pdf: 87857 bytes, checksum: a1724f1180d52db40608420229b8f5e7 (MD5) TCC - Darlen - versão para depósito.docx: 35990 bytes, checksum: a32321aba29009a05a1cbe77933634c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-17T18:48:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCAE - PEDAGOGIA - DARLEN CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA - 07 04 25.pdf: 108900 bytes, checksum: afe37084073e23774962669fbdea0ee1 (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - DARLEN CRISTINA - 31 03 25.pdf: 87857 bytes, checksum: a1724f1180d52db40608420229b8f5e7 (MD5) TCC - Darlen - versão para depósito.docx: 35990 bytes, checksum: a32321aba29009a05a1cbe77933634c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-17T18:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCAE - PEDAGOGIA - DARLEN CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA - 07 04 25.pdf: 108900 bytes, checksum: afe37084073e23774962669fbdea0ee1 (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - DARLEN CRISTINA - 31 03 25.pdf: 87857 bytes, checksum: a1724f1180d52db40608420229b8f5e7 (MD5) TCC - Darlen - versão para depósito.docx: 35990 bytes, checksum: a32321aba29009a05a1cbe77933634c7 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O LIVRO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Darlen Cristina da Silva Oliveira.pdf372,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.