Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5388
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Cunha, Larissa Aparecida |
Primeiro Orientador: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Primeiro Membro da Banca: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Segundo Membro da Banca: | Conceição, Marcus Vinicíus Costa da |
Resumo: | Este artigo tem como objeto de investigação as concepções de alfabetização e letramento na educação infantil. A alfabetização, entendida como o domínio das habilidades de leitura e escrita, e o letramento, que envolve o uso social e significativo da linguagem, são processos interligados que devem ser conduzidos de forma integrada para o desenvolvimento integral da criança. Para a realização deste estudo, utilizou-se o método bibliográfico, fundamentado na análise de obras acadêmicas, artigos científicos e documentos oficiais sobre o tema. A revisão bibliográfica permitiu a construção de um referencial teórico consistente, possibilitando a compreensão das abordagens e práticas pedagógicas que favorecem a alfabetização e o letramento na educação infantil. Nesse sentido o objetivo desse artigo é discutir a integração do processo de alfabetização e letramento e sua importância para o desenvolvimento das crianças. Busca-se analisar a relação entre alfabetização (habilidades de leitura e escrita) e letramento (uso social da linguagem), investigar práticas pedagógicas eficazes e destacar o papel fundamental do professor. Além disso, destaca o papel do professor como mediador do conhecimento, que, ao criar estratégias adequadas, possibilita que as crianças não apenas aprendam a ler e escrever, mas também desenvolvam a capacidade de compreender e interagir criticamente com o mundo ao seu redor. |
Abstract: | This article investigates the concepts of literacy and literacy in early childhood education. Literacy, understood as the mastery of reading and writing skills, and literacy, which involves the social and meaningful use of language, are interconnected processes that must be conducted in an integrated manner for the integral development of the child. To carry out this study, the bibliographic method was used, based on the analysis of academic works, scientific articles and official documents on the subject. The bibliographic review allowed the construction of a consistent theoretical framework, enabling the understanding of the pedagogical approaches and practices that favor literacy and literacy in early childhood education. In this sense, the objective of this article is to discuss the integration of the literacy and literacy process and its importance for children's development. The aim is to analyze the relationship between literacy (reading and writing skills) and literacy (social use of language), investigate effective pedagogical practices and highlight the fundamental role of the teacher. In addition, it highlights the role of the teacher as a mediator of knowledge, who, by creating appropriate strategies, enables children not only to learn to read and write, but also to develop the ability to understand and interact critically with the world around them. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Alfabetização Letramento Educação Professor |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5388 |
Data do documento: | 4-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Aparecida Cunha TCC.pdf | TCC Larissa Aparecida Cunha | 601,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.