Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mariano, Sangelita Miranda Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240496516313247 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bergamo, Thelma Maria de Moura | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0108721244666715 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Conceição, Marcus Vinicíus Costa da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5367034769218991 | pt_BR |
dc.creator | Cunha, Larissa Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8416357997749409 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T20:52:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T20:52:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5388 | - |
dc.description.abstract | This article investigates the concepts of literacy and literacy in early childhood education. Literacy, understood as the mastery of reading and writing skills, and literacy, which involves the social and meaningful use of language, are interconnected processes that must be conducted in an integrated manner for the integral development of the child. To carry out this study, the bibliographic method was used, based on the analysis of academic works, scientific articles and official documents on the subject. The bibliographic review allowed the construction of a consistent theoretical framework, enabling the understanding of the pedagogical approaches and practices that favor literacy and literacy in early childhood education. In this sense, the objective of this article is to discuss the integration of the literacy and literacy process and its importance for children's development. The aim is to analyze the relationship between literacy (reading and writing skills) and literacy (social use of language), investigate effective pedagogical practices and highlight the fundamental role of the teacher. In addition, it highlights the role of the teacher as a mediator of knowledge, who, by creating appropriate strategies, enables children not only to learn to read and write, but also to develop the ability to understand and interact critically with the world around them. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objeto de investigação as concepções de alfabetização e letramento na educação infantil. A alfabetização, entendida como o domínio das habilidades de leitura e escrita, e o letramento, que envolve o uso social e significativo da linguagem, são processos interligados que devem ser conduzidos de forma integrada para o desenvolvimento integral da criança. Para a realização deste estudo, utilizou-se o método bibliográfico, fundamentado na análise de obras acadêmicas, artigos científicos e documentos oficiais sobre o tema. A revisão bibliográfica permitiu a construção de um referencial teórico consistente, possibilitando a compreensão das abordagens e práticas pedagógicas que favorecem a alfabetização e o letramento na educação infantil. Nesse sentido o objetivo desse artigo é discutir a integração do processo de alfabetização e letramento e sua importância para o desenvolvimento das crianças. Busca-se analisar a relação entre alfabetização (habilidades de leitura e escrita) e letramento (uso social da linguagem), investigar práticas pedagógicas eficazes e destacar o papel fundamental do professor. Além disso, destaca o papel do professor como mediador do conhecimento, que, ao criar estratégias adequadas, possibilita que as crianças não apenas aprendam a ler e escrever, mas também desenvolvam a capacidade de compreender e interagir criticamente com o mundo ao seu redor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Aparecida Cunha (larissa.aparecida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-09T19:31:57Z No. of bitstreams: 1 Larissa Aparecida Cunha TCC.pdf: 616360 bytes, checksum: 177b6fec027f953c66b40daedae5f116 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-09T20:45:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Larissa Aparecida Cunha TCC.pdf: 616360 bytes, checksum: 177b6fec027f953c66b40daedae5f116 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-09T20:52:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Larissa Aparecida Cunha TCC.pdf: 616360 bytes, checksum: 177b6fec027f953c66b40daedae5f116 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-09T20:52:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa Aparecida Cunha TCC.pdf: 616360 bytes, checksum: 177b6fec027f953c66b40daedae5f116 (MD5) Previous issue date: 2025-02-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ANTUNES, I. S.; SOUZA, L. S. O Processo de Alfabetização na Educação Infantil. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 1, p. 43-53, 2023. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.189. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Qualidade e Educação Infantil: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os desafios contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. BARBOSA, Maria Carmen; KRAMER, Sonia. Educação infantil: fundamentos e práticas. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05/10/2024 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05/10/2024. DF, BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União: Brasília, 18 dez. 2009, Seção 1, p. 18-20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11837 rcp005-09-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06/10/2024. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. São Paulo: Loyola, 1994. MALAGUZZI, Loris. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. 3. ed. Tradução de Luzmaria R. Neves e Rebeca B. Saad. Porto Alegre: Artmed, 1999. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. ROSEMBERG, Fúlvia. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 65-88, 2003. ROSEMBERG, Fúlvia. Diversidade e Políticas Públicas na Educação Infantil: Desafios da LDBEN nº 9.394/96. São Paulo: Editora Autores Associados, 1999. ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Diversidade: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 2002. SAVIANI, Dermeval. A educação no Brasil: história e política. Campinas: Autores Associados, 2007. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. SOARES, Magda. Linguagem e Escola: uma Perspectiva Social. 17. ed., 2ª impressão. São Paulo: Ática, 2000. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Aparecida Cunha TCC.pdf | TCC Larissa Aparecida Cunha | 601,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.