Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5382
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Silva, Janaína Ribeiro
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elías
Primeiro Coorientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil tem sido transformada, há algum tempo, em instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Essas obras desempenham uma função essencial em relação a esse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. A utilização de textos literários inclusivos, em sala de aula, contribui para os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que propiciam reflexões sobre a diversidade, educando crianças para o respeito às diferenças. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas menos preconceituosas e mais aptas à convivência social com as diferenças. Este artigo tem o objetivo de analisar a representação literária de crianças deficientes e sugerir o uso desse material didático-pedagógico como instrumento de inclusão em sala de aula de educação infantil. Para que possamos atingir este objetivo, utilizamos, em um primeiro momento e como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas à inclusão escolar e ao uso da literatura infantil; em seguida, apresentamos propostas de ensino de livros literários voltados para o público infantil.
Abstract: The official guidelines for inclusive education have followed a path that has gradually been regulated and supported by laws, decrees and ordinances. For some time now, children's literature has been transformed into an instrument of great importance for the education and development of children. These works play an essential role in relation to this development, since reading stories influences some aspects of education such as affection, sensitivity, understanding, intelligence and respect. The use of inclusive literary texts in the classroom contributes to the teaching and learning processes, since they encourage reflections on diversity, educating children to respect differences. By using literature as a possibility for inclusion, we are providing our students with the opportunity to become less prejudiced people who are more capable of social coexistence with differences. This article aims to analyze the literary representation of children with disabilities and suggest the use of this didactic-pedagogical material as an instrument for inclusion in the early childhood education classroom. In order to achieve this objective, we first used bibliographic research as a methodological resource on issues related to school inclusion and the use of children's literature; then, we presented proposals for teaching literary books aimed at children.
Palavras-chave: literatura Infantil
Educação Inclusiva
Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5382
Data do documento: 26-Mar-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Janaina Ribeiro Silva.pdf128,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração_Janaina Ribeiro Silva.pdf71,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Janaina Ribeiro Silva.pdf106,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.