Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elías-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorSilva, Janaína Ribeiro-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2959504669193628pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T11:41:47Z-
dc.date.available2025-04-07-
dc.date.available2025-04-08T11:41:47Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5382-
dc.description.abstractThe official guidelines for inclusive education have followed a path that has gradually been regulated and supported by laws, decrees and ordinances. For some time now, children's literature has been transformed into an instrument of great importance for the education and development of children. These works play an essential role in relation to this development, since reading stories influences some aspects of education such as affection, sensitivity, understanding, intelligence and respect. The use of inclusive literary texts in the classroom contributes to the teaching and learning processes, since they encourage reflections on diversity, educating children to respect differences. By using literature as a possibility for inclusion, we are providing our students with the opportunity to become less prejudiced people who are more capable of social coexistence with differences. This article aims to analyze the literary representation of children with disabilities and suggest the use of this didactic-pedagogical material as an instrument for inclusion in the early childhood education classroom. In order to achieve this objective, we first used bibliographic research as a methodological resource on issues related to school inclusion and the use of children's literature; then, we presented proposals for teaching literary books aimed at children.pt_BR
dc.description.resumoAs diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil tem sido transformada, há algum tempo, em instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Essas obras desempenham uma função essencial em relação a esse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. A utilização de textos literários inclusivos, em sala de aula, contribui para os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que propiciam reflexões sobre a diversidade, educando crianças para o respeito às diferenças. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas menos preconceituosas e mais aptas à convivência social com as diferenças. Este artigo tem o objetivo de analisar a representação literária de crianças deficientes e sugerir o uso desse material didático-pedagógico como instrumento de inclusão em sala de aula de educação infantil. Para que possamos atingir este objetivo, utilizamos, em um primeiro momento e como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas à inclusão escolar e ao uso da literatura infantil; em seguida, apresentamos propostas de ensino de livros literários voltados para o público infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janaina Ribeiro Silva (janaina.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-08T02:43:39Z No. of bitstreams: 3 Declaração de Dispensa de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Janaína Ribeiro Silva.pdf: 73109 bytes, checksum: e31665cbffaebfbfa6ec81836d5571f8 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - JANAÍNA RIBEIRO SILVA - 07 04 25.pdf: 109044 bytes, checksum: fb78503db242dcd221da52c227236174 (MD5) TC - Artigo publicado Janaina Ribeiro (3).pdf: 132008 bytes, checksum: 718cd75a3969836aae418d95e061c477 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-08T11:33:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Declaração de Dispensa de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Janaína Ribeiro Silva.pdf: 73109 bytes, checksum: e31665cbffaebfbfa6ec81836d5571f8 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - JANAÍNA RIBEIRO SILVA - 07 04 25.pdf: 109044 bytes, checksum: fb78503db242dcd221da52c227236174 (MD5) TC - Artigo publicado Janaina Ribeiro (3).pdf: 132008 bytes, checksum: 718cd75a3969836aae418d95e061c477 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-08T11:41:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Declaração de Dispensa de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Janaína Ribeiro Silva.pdf: 73109 bytes, checksum: e31665cbffaebfbfa6ec81836d5571f8 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - JANAÍNA RIBEIRO SILVA - 07 04 25.pdf: 109044 bytes, checksum: fb78503db242dcd221da52c227236174 (MD5) TC - Artigo publicado Janaina Ribeiro (3).pdf: 132008 bytes, checksum: 718cd75a3969836aae418d95e061c477 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T11:41:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Declaração de Dispensa de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Janaína Ribeiro Silva.pdf: 73109 bytes, checksum: e31665cbffaebfbfa6ec81836d5571f8 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - JANAÍNA RIBEIRO SILVA - 07 04 25.pdf: 109044 bytes, checksum: fb78503db242dcd221da52c227236174 (MD5) TC - Artigo publicado Janaina Ribeiro (3).pdf: 132008 bytes, checksum: 718cd75a3969836aae418d95e061c477 (MD5) Previous issue date: 2025-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Janaina Ribeiro Silva.pdf128,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração_Janaina Ribeiro Silva.pdf71,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Janaina Ribeiro Silva.pdf106,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.