Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5381
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SOB A ÓTICA DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA |
Autor(es): | Silva, Kemile Pires |
Primeiro Orientador: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Primeiro Membro da Banca: | Borges, Ronaldo Elias |
Segundo Membro da Banca: | Vasconcelos, Renato Silva |
Resumo: | Este artigo trata do processo de alfabetização a partir dos livros didáticos e tem como objetivo analisar as implicações do uso do livro didático no processo de alfabetização e letramento de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. Essa discussão é relevante à medida que o uso desse recurso pedagógico vem sendo utilizado de forma significativa com intuito de sistematizar e uniformizar os processos de leitura e de escrita. O estudo volta-se para uma análise do contexto e o processo de alfabetização e letramento, os recursos e suas funções dentro desse processo. No que tange ao método, fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. O livro didático pode ser um aliado no processo de alfabetização e letramento desde que seja utilizado de forma crítica e equilibrada, em articulação com outras abordagens pedagógicas que ampliem a construção do conhecimento. |
Abstract: | This article explores the literacy process through the use of textbooks and aims to analyze the implications of textbook usage in the literacy and language development of first-grade elementary school students. This discussion is relevant given the increasing reliance on this pedagogical resource to systematize and standardize reading and writing instruction. The study focuses on analyzing the context of literacy and language development, the role of educational resources, and their functions within this process. Methodologically, the research adopts a qualitative approach, based on bibliographic and documentary analysis. The textbook can serve as an effective tool in the literacy process, provided it is used critically and in balance with other pedagogical approaches that foster the construction of knowledge. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Ensino Fundamental Livro didático |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5381 |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Kemile Pires.pdf | 320,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata_Kemile Pires.pdf | 63,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Kemile Pires.pdf | 123,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.