Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Renato Silva-
dc.creatorSilva, Kemile Pires-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8540869405488795pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T11:26:14Z-
dc.date.available2025-04-07-
dc.date.available2025-04-08T11:26:14Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5381-
dc.description.abstractThis article explores the literacy process through the use of textbooks and aims to analyze the implications of textbook usage in the literacy and language development of first-grade elementary school students. This discussion is relevant given the increasing reliance on this pedagogical resource to systematize and standardize reading and writing instruction. The study focuses on analyzing the context of literacy and language development, the role of educational resources, and their functions within this process. Methodologically, the research adopts a qualitative approach, based on bibliographic and documentary analysis. The textbook can serve as an effective tool in the literacy process, provided it is used critically and in balance with other pedagogical approaches that foster the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata do processo de alfabetização a partir dos livros didáticos e tem como objetivo analisar as implicações do uso do livro didático no processo de alfabetização e letramento de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. Essa discussão é relevante à medida que o uso desse recurso pedagógico vem sendo utilizado de forma significativa com intuito de sistematizar e uniformizar os processos de leitura e de escrita. O estudo volta-se para uma análise do contexto e o processo de alfabetização e letramento, os recursos e suas funções dentro desse processo. No que tange ao método, fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. O livro didático pode ser um aliado no processo de alfabetização e letramento desde que seja utilizado de forma crítica e equilibrada, em articulação com outras abordagens pedagógicas que ampliem a construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kemile Pires da Silva (kemile.pires@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-08T02:39:08Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Kemile Pires.pdf: 327700 bytes, checksum: 27128e6656ab6090b50637917fb87ac3 (MD5) Ata_Kemile Pires.pdf: 65310 bytes, checksum: 8946d6d618d9a71aa980ca7c1a26e737 (MD5) TCAE_Kemile Pires.pdf: 126219 bytes, checksum: 41f154cc29963a18dd3efae0e708e694 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-08T11:22:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Kemile Pires.pdf: 327700 bytes, checksum: 27128e6656ab6090b50637917fb87ac3 (MD5) Ata_Kemile Pires.pdf: 65310 bytes, checksum: 8946d6d618d9a71aa980ca7c1a26e737 (MD5) TCAE_Kemile Pires.pdf: 126219 bytes, checksum: 41f154cc29963a18dd3efae0e708e694 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-08T11:26:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Kemile Pires.pdf: 327700 bytes, checksum: 27128e6656ab6090b50637917fb87ac3 (MD5) Ata_Kemile Pires.pdf: 65310 bytes, checksum: 8946d6d618d9a71aa980ca7c1a26e737 (MD5) TCAE_Kemile Pires.pdf: 126219 bytes, checksum: 41f154cc29963a18dd3efae0e708e694 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T11:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo_Kemile Pires.pdf: 327700 bytes, checksum: 27128e6656ab6090b50637917fb87ac3 (MD5) Ata_Kemile Pires.pdf: 65310 bytes, checksum: 8946d6d618d9a71aa980ca7c1a26e737 (MD5) TCAE_Kemile Pires.pdf: 126219 bytes, checksum: 41f154cc29963a18dd3efae0e708e694 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SOB A ÓTICA DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Kemile Pires.pdf320,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata_Kemile Pires.pdf63,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Kemile Pires.pdf123,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.