Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5374
Tipo: Dissertação
Título: TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM COM PREJUÍZO NA LEITURA E ESCRITA - DISLEXIA: DAS CARACTERÍSTICAS ÀS INTERVENÇÕES
Título(s) alternativo(s): Learning Disorder Specific to Reading and writing impairment - Dyslexia: From characteristics to interventions
Autor(es): Silva, Angela Rosa Resende da
Primeiro Orientador: Silva, Cleber Cezar da
Primeiro Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Segundo Membro da Banca: Flores, Maria Marta Lopes
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar como as pesquisas acadêmicas da área da educação tem contribuído para a ampliação do conhecimento dos docentes no trabalho com o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura e escrita, conhecido como dislexia. A partir da pesquisa evidenciou-se a necessidade de elaborar um guia de orientação e práticas que promovam a ampliação do conhecimento dos docentes, sendo um instrumento de informação destinado aos professores da Educação Básica acerca da temática. Quantos aos procedimentos metodológicos utilizados ao longo da pesquisa, partimos de uma pesquisa documental e bibliográfica de cunho qualitativa. Tendo como base os objetivos específicos da pesquisa foi possível discutir no primeiro capítulo da presente dissertação as questões legais que envolvem a dislexia, bem como as questões conceituais e etiológicos da dislexia de forma que contribuam para a ampliação do conhecimento docente. No segundo capítulo, analisou-se o perfil das pesquisas no campo do Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura e escrita, mais conhecido como dislexia, tendo como sugestão a necessidade de mais pesquisas na área de educação e ensino. O terceiro capítulo partiu de um ponto primordial na pesquisa que foi o de investigar possíveis intervenções pedagógicas que poderão contribuir no contexto escolar para o trabalho com estudantes disléxicos. Finalizando a pesquisa, já no quarto capítulo, buscou-se analisar os resultados da avaliação do Produto Educacional elaborado, um Guia de orientação para o trabalho com o estudante disléxico, um material didático de cunho pedagógico que oferece aos educadores da Educação Básica possibilidades de intervenções no trabalho no contexto escolar com o estudante disléxico.
Abstract: This dissertation aims to examine how academic research in the field of education has contributed to enhancing teachers' knowledge in working with Specific Learning Disorder with impairment in reading and writing, known as dyslexia. The research highlighted the need to develop a guide for orientation and practices to further expand educators' understanding, serving as an informational tool for Basic Education teachers on the subject. Regarding the methodological procedures employed throughout the study, we conducted qualitative documentary and bibliographic research. Based on the specific objectives of the research, the first chapter of this dissertation discusses the legal issues surrounding dyslexia, as well as its conceptual and etiological aspects, which are intended to broaden teachers' knowledge. The second chapter analyzes the profile of research in Specific Learning Disorder with impairment in reading and writing, suggesting the necessity for more educational and teaching-focused studies. The third chapter addresses a crucial point in the research: investigating possible pedagogical interventions that could aid in the school context when working with dyslexic students. Concluding the research in the fourth chapter, evaluated the results of the developed Educational Product, an Orientation Guide for working with dyslexic students. This pedagogical resource provides basic education educators with intervention possibilities for their work within the school environment with dyslexic learners.
Palavras-chave: Dislexia
Transtorno específico da aprendizagem
Diagnóstico
Intervenções pedagógicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5374
Data do documento: 28-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Angela Rosa.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto educacional _ Angela Rosa.pdf8,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.