Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cleber Cezar da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6785390145821148 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Cristiane Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Flores, Maria Marta Lopes | - |
dc.creator | Silva, Angela Rosa Resende da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057357316109784 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T17:10:53Z | - |
dc.date.available | 2025-04-05 | - |
dc.date.available | 2025-04-07T17:10:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5374 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to examine how academic research in the field of education has contributed to enhancing teachers' knowledge in working with Specific Learning Disorder with impairment in reading and writing, known as dyslexia. The research highlighted the need to develop a guide for orientation and practices to further expand educators' understanding, serving as an informational tool for Basic Education teachers on the subject. Regarding the methodological procedures employed throughout the study, we conducted qualitative documentary and bibliographic research. Based on the specific objectives of the research, the first chapter of this dissertation discusses the legal issues surrounding dyslexia, as well as its conceptual and etiological aspects, which are intended to broaden teachers' knowledge. The second chapter analyzes the profile of research in Specific Learning Disorder with impairment in reading and writing, suggesting the necessity for more educational and teaching-focused studies. The third chapter addresses a crucial point in the research: investigating possible pedagogical interventions that could aid in the school context when working with dyslexic students. Concluding the research in the fourth chapter, evaluated the results of the developed Educational Product, an Orientation Guide for working with dyslexic students. This pedagogical resource provides basic education educators with intervention possibilities for their work within the school environment with dyslexic learners. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo analisar como as pesquisas acadêmicas da área da educação tem contribuído para a ampliação do conhecimento dos docentes no trabalho com o Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura e escrita, conhecido como dislexia. A partir da pesquisa evidenciou-se a necessidade de elaborar um guia de orientação e práticas que promovam a ampliação do conhecimento dos docentes, sendo um instrumento de informação destinado aos professores da Educação Básica acerca da temática. Quantos aos procedimentos metodológicos utilizados ao longo da pesquisa, partimos de uma pesquisa documental e bibliográfica de cunho qualitativa. Tendo como base os objetivos específicos da pesquisa foi possível discutir no primeiro capítulo da presente dissertação as questões legais que envolvem a dislexia, bem como as questões conceituais e etiológicos da dislexia de forma que contribuam para a ampliação do conhecimento docente. No segundo capítulo, analisou-se o perfil das pesquisas no campo do Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura e escrita, mais conhecido como dislexia, tendo como sugestão a necessidade de mais pesquisas na área de educação e ensino. O terceiro capítulo partiu de um ponto primordial na pesquisa que foi o de investigar possíveis intervenções pedagógicas que poderão contribuir no contexto escolar para o trabalho com estudantes disléxicos. Finalizando a pesquisa, já no quarto capítulo, buscou-se analisar os resultados da avaliação do Produto Educacional elaborado, um Guia de orientação para o trabalho com o estudante disléxico, um material didático de cunho pedagógico que oferece aos educadores da Educação Básica possibilidades de intervenções no trabalho no contexto escolar com o estudante disléxico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Rosa Resende da Silva (angela.rosa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-05T20:23:05Z No. of bitstreams: 2 dissertação_Angela Rosa.pdf: 2767282 bytes, checksum: 987c7ae19ed204a58f2abf5a1a9114ed (MD5) produto educacional _ Angela Rosa.pdf: 8321143 bytes, checksum: bd506a21e729df01555e2201b8bb36fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-07T00:03:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertação_Angela Rosa.pdf: 2767282 bytes, checksum: 987c7ae19ed204a58f2abf5a1a9114ed (MD5) produto educacional _ Angela Rosa.pdf: 8321143 bytes, checksum: bd506a21e729df01555e2201b8bb36fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-07T17:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação_Angela Rosa.pdf: 2767282 bytes, checksum: 987c7ae19ed204a58f2abf5a1a9114ed (MD5) produto educacional _ Angela Rosa.pdf: 8321143 bytes, checksum: bd506a21e729df01555e2201b8bb36fc (MD5) Previous issue date: 2025-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ADAMS, Marilyn J.; FOORMAN, Barbara R.; LUNDBERG, Ingvar; BEELER, Terri. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006. AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS – Portal. Disponível em: www.camara.leg.br. Acesso em: 03 mar. 2024. ALMEIDA, Claudia Lupoli. A construção de identidade do aluno disléxico no ambiente de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. 2017. 151f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. ALMEIDA, Giselia Souza dos Santos. Dislexia: o grande desafio em sala de aula. Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico, v. 2, p. 1-11, 2009. ALONSO, Daniela. Educação inclusiva: desafios da formação e da atuação em sala de aula. Revista Nova Escola, 1 dez. 2013. Disponível https://novaescola.org.br/conteudo/588/educacao-inclusiva-desafios-da-formacao-e-da- atuacao-em-sala-de-aula. Acesso em: 17 de jul. 2024. em: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR. 5. ed., texto revisado. Porto Alegre: Artmed, 2023. ANDRADE, Larissa Mariane Moraes de. Funções neuropsicológicas de escolares com transtorno do desenvolvimento da linguagem e dislexia do desenvolvimento. 2022. 76f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia UFPB/UFRN/UNCISAL, Natal, RN, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50910/1/Funcoesneuropsicologicasescolares_ Macedo_2022.pdf. Acesso em: 07 jun. 2024. ARANHA, Maria Salete Fábio Aranha (Org.). Educação Inclusiva. v. 3: A Escola. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial, 2004. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Transtorno específico da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Intervenções pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM COM PREJUÍZO NA LEITURA E ESCRITA - DISLEXIA: DAS CARACTERÍSTICAS ÀS INTERVENÇÕES | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning Disorder Specific to Reading and writing impairment - Dyslexia: From characteristics to interventions | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Angela Rosa.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto educacional _ Angela Rosa.pdf | 8,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.