Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5338
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Fernandes, Lavínia Mariammy Pires |
Primeiro Orientador: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Primeiro Membro da Banca: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Segundo Membro da Banca: | Conceição, Marcus Vinicius Costa da |
Resumo: | Esse artigo tem como tema o processo de avaliação e documentação pedagógica na educação infantil. A avaliação da aprendizagem e a documentação pedagógica quando unidas, tornam possível construir uma prática educativa qualitativa, capaz de contribuir com o desenvolvimento real das crianças, refletir sobre as estratégias pedagógicas e promover intervenções que atendam às necessidades individuais e coletivas. O objetivo deste artigo é explorar a importância da avaliação da aprendizagem e da documentação pedagógica como práticas integradas na educação infantil, refletindo sobre suas contribuições para a melhoria das aprendizagens e do desenvolvimento infantil. As reflexões desta revisão integrativa reforçam que a avaliação e a documentação pedagógica na educação infantil devem ser compreendidas como práticas que transcendem o mero registro técnico. |
Abstract: | This article focuses on the process of assessment and pedagogical documentation in early childhood education. When combined, the assessment of learning and pedagogical documentation make it possible to build a qualitative educational practice, capable of contributing to the real development of children, reflecting on pedagogical strategies, and promoting interventions that meet individual and collective needs. The aim of this article is to explore the importance of learning assessment and pedagogical documentation as integrated practices in early childhood education, reflecting on their contributions to the improvement of learning and child development. The reflections from this integrative review emphasize that assessment and pedagogical documentation in early childhood education should be understood as practices that go beyond mere technical recording. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Avaliação de aprendizagem Documentação Pedagógica Revisão Integrativa |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5338 |
Data do documento: | 4-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Lavínia Fernandes.pdf | 743,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.