Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mariano, Sangelita Miranda Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240496516313247 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bergamo, Thelma Maria de Moura | - |
dc.contributor.referee2 | Conceição, Marcus Vinicius Costa da | - |
dc.creator | Fernandes, Lavínia Mariammy Pires | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3707429159922105 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T22:55:34Z | - |
dc.date.available | 2025-04-02T22:55:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5338 | - |
dc.description.abstract | This article focuses on the process of assessment and pedagogical documentation in early childhood education. When combined, the assessment of learning and pedagogical documentation make it possible to build a qualitative educational practice, capable of contributing to the real development of children, reflecting on pedagogical strategies, and promoting interventions that meet individual and collective needs. The aim of this article is to explore the importance of learning assessment and pedagogical documentation as integrated practices in early childhood education, reflecting on their contributions to the improvement of learning and child development. The reflections from this integrative review emphasize that assessment and pedagogical documentation in early childhood education should be understood as practices that go beyond mere technical recording. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse artigo tem como tema o processo de avaliação e documentação pedagógica na educação infantil. A avaliação da aprendizagem e a documentação pedagógica quando unidas, tornam possível construir uma prática educativa qualitativa, capaz de contribuir com o desenvolvimento real das crianças, refletir sobre as estratégias pedagógicas e promover intervenções que atendam às necessidades individuais e coletivas. O objetivo deste artigo é explorar a importância da avaliação da aprendizagem e da documentação pedagógica como práticas integradas na educação infantil, refletindo sobre suas contribuições para a melhoria das aprendizagens e do desenvolvimento infantil. As reflexões desta revisão integrativa reforçam que a avaliação e a documentação pedagógica na educação infantil devem ser compreendidas como práticas que transcendem o mero registro técnico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Lavínia Mariammy Pires Fernandes (lavinia.mariammy@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-02T19:52:34Z No. of bitstreams: 1 tcc_Lavínia Fernandes.pdf: 761305 bytes, checksum: dda82b5dcee1beef73e4e8a06872cff7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-02T22:48:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Lavínia Fernandes.pdf: 761305 bytes, checksum: dda82b5dcee1beef73e4e8a06872cff7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-02T22:49:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Lavínia Fernandes.pdf: 761305 bytes, checksum: dda82b5dcee1beef73e4e8a06872cff7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-02T22:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Lavínia Fernandes.pdf: 761305 bytes, checksum: dda82b5dcee1beef73e4e8a06872cff7 (MD5) Previous issue date: 2025-02-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Documentação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Revisão Integrativa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Lavínia Fernandes.pdf | 743,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.