Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5319
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PARÓDIAS NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E A ANÁLISE DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Título(s) alternativo(s): PARODIES IN THE TEACHING OF CHEMICAL BONDS: the process of construction and analysis of scientific concepts
Autor(es): Carvalho, João Paulo Rodrigues
Primeiro Orientador: Nobre-da-Silva, Nara Alinne
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a utilização de paródias no ensino de ligações químicas, analisando a presença de conceitos científicos. Realizado no Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, o estudo buscou explorar o potencial dessa metodologia para promover uma aprendizagem significativa. No primeiro capítulo, abordou-se a relação entre música e ensino de Química, destacando a trajetória histórica da música como ferramenta pedagógica. A paródia foi apresentada como um recurso lúdico que facilita a conexão entre conteúdos e pode ajudar na motivação dos alunos e também tornar as aulas mais atrativas e interessantes para os alunos. O segundo capítulo tratou dos aspectos metodológicos, caracterizando a pesquisa como qualitativa e do tipo estudo de caso. A investigação envolveu uma turma de 20 alunos do curso Técnico em Agropecuária, onde foram realizadas entrevistas, a criação de paródias em grupo e a análise das produções quanto aos conceitos científicos e cotidianos abordados. No terceiro capítulo, os resultados evidenciaram que as paródias criadas pelos alunos conseguiram integrar conceitos científicos, como ligações covalentes e formação de moléculas. Contudo, desafios foram observados, incluindo dificuldades em harmonizar letra e ritmo e o uso de analogias que, em alguns casos, geram compreensões equivocadas e utilização de Inteligência artificial. Ainda assim, a estratégia demonstrou potencial para aumentar o engajamento e facilitar o aprendizado de Química.
Abstract: This Final Course Work aimed to investigate the use of musical parodies in the teaching of chemical bonds, analyzing the presence of everyday and scientific concepts. Conducted at the Instituto Federal Goiano, Iporá Campus, the study sought to explore the potential of this methodology to promote meaningful learning. The first chapter addressed the correlation between music and the teaching of Chemistry, highlighting the historical trajectory of music as a pedagogical tool. The parody was presented as a playful resource that facilitates the connection between content and can motivate students and also make classes more attractive and interesting for students. The second chapter addressed the methodological aspects, characterizing the research as qualitative and of the case study type. The investigation involved a class of 20 students from the Agricultural Technician course, where interviews were conducted, group parodies were created, and the productions were analyzed regarding the scientific and everyday concepts addressed. In the third chapter, the results showed that the parodies created by the students were able to integrate scientific concepts, such as covalent bonds and the formation of molecules. However, challenges were observed, such as difficulties in harmonizing lyrics and rhythm and the use of analogies that, in some cases, generate misunderstandings and the use of artificial intelligence. Even so, the strategy demonstrated potential to increase engagement and facilitate the learning of Chemistry.
Palavras-chave: Ligações Químicas
Conhecimentos Científicos
Conhecimento Cotidiano
Paródias
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5319
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Paulo _ Rodrigues Carvalho.pdf901,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.