Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nobre-da-Silva, Nara Alinne-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7896046222628682pt_BR
dc.creatorCarvalho, João Paulo Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6759124804315939pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-25T12:30:53Z-
dc.date.available2027-03-18-
dc.date.available2025-03-25T12:30:53Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5319-
dc.description.abstractThis Final Course Work aimed to investigate the use of musical parodies in the teaching of chemical bonds, analyzing the presence of everyday and scientific concepts. Conducted at the Instituto Federal Goiano, Iporá Campus, the study sought to explore the potential of this methodology to promote meaningful learning. The first chapter addressed the correlation between music and the teaching of Chemistry, highlighting the historical trajectory of music as a pedagogical tool. The parody was presented as a playful resource that facilitates the connection between content and can motivate students and also make classes more attractive and interesting for students. The second chapter addressed the methodological aspects, characterizing the research as qualitative and of the case study type. The investigation involved a class of 20 students from the Agricultural Technician course, where interviews were conducted, group parodies were created, and the productions were analyzed regarding the scientific and everyday concepts addressed. In the third chapter, the results showed that the parodies created by the students were able to integrate scientific concepts, such as covalent bonds and the formation of molecules. However, challenges were observed, such as difficulties in harmonizing lyrics and rhythm and the use of analogies that, in some cases, generate misunderstandings and the use of artificial intelligence. Even so, the strategy demonstrated potential to increase engagement and facilitate the learning of Chemistry.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar a utilização de paródias no ensino de ligações químicas, analisando a presença de conceitos científicos. Realizado no Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, o estudo buscou explorar o potencial dessa metodologia para promover uma aprendizagem significativa. No primeiro capítulo, abordou-se a relação entre música e ensino de Química, destacando a trajetória histórica da música como ferramenta pedagógica. A paródia foi apresentada como um recurso lúdico que facilita a conexão entre conteúdos e pode ajudar na motivação dos alunos e também tornar as aulas mais atrativas e interessantes para os alunos. O segundo capítulo tratou dos aspectos metodológicos, caracterizando a pesquisa como qualitativa e do tipo estudo de caso. A investigação envolveu uma turma de 20 alunos do curso Técnico em Agropecuária, onde foram realizadas entrevistas, a criação de paródias em grupo e a análise das produções quanto aos conceitos científicos e cotidianos abordados. No terceiro capítulo, os resultados evidenciaram que as paródias criadas pelos alunos conseguiram integrar conceitos científicos, como ligações covalentes e formação de moléculas. Contudo, desafios foram observados, incluindo dificuldades em harmonizar letra e ritmo e o uso de analogias que, em alguns casos, geram compreensões equivocadas e utilização de Inteligência artificial. Ainda assim, a estratégia demonstrou potencial para aumentar o engajamento e facilitar o aprendizado de Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Paulo Rodrigues Carvalho (joao.carvalho1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-18T23:34:15Z No. of bitstreams: 1 TCC_ João Paulo_Rodrigues Carvalho .pdf: 623446 bytes, checksum: 9e1f659608c9741b85e1f8db9a518b26 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado JOÃO, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa anexados à submissão não estão assinados. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar assinados nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano” no anexo enviado ou no link, https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=uhX6cuRM5NM Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-03-19T10:38:55Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by João Paulo Rodrigues Carvalho (joao.carvalho1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-25T00:39:55Z No. of bitstreams: 1 TCC João Paulo _ Rodrigues Carvalho.pdf: 922790 bytes, checksum: 1e507f242e8eb5f8df788bb9a92f19e7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-25T12:12:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC João Paulo _ Rodrigues Carvalho.pdf: 922790 bytes, checksum: 1e507f242e8eb5f8df788bb9a92f19e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T12:30:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC João Paulo _ Rodrigues Carvalho.pdf: 922790 bytes, checksum: 1e507f242e8eb5f8df788bb9a92f19e7 (MD5) Previous issue date: 2024-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLigações Químicaspt_BR
dc.subjectConhecimentos Científicospt_BR
dc.subjectConhecimento Cotidianopt_BR
dc.subjectParódiaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titlePARÓDIAS NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E A ANÁLISE DE CONCEITOS CIENTÍFICOSpt_BR
dc.title.alternativePARODIES IN THE TEACHING OF CHEMICAL BONDS: the process of construction and analysis of scientific conceptspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Paulo _ Rodrigues Carvalho.pdf901,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.