Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5316
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA HAND TALK NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
Autor(es): | Coelho, Felipe Martins |
Primeiro Orientador: | Carcute, Rachel Lopes |
Segundo Orientador: | Sousa, Luciana Teles dos Santos Mesquita |
Primeiro Membro da Banca: | Teixeira, Luciana de Gois Aquino |
Segundo Membro da Banca: | Nunes, Monica Isabel Canuto |
Resumo: | Este trabalho investiga a utilização da ferramenta Hand Talk na educação de surdos, analisan-do seus impactos na acessibilidade, na inclusão educacional e nos desafios enfrentados por essa tecnologia. A pesquisa se baseia na revisão de três estudos (A01, A02 e A03), que abor-dam a eficácia do aplicativo no ensino bilíngue, sua interação com usuários e seu papel na acessibilidade digital. Metodologicamente, a análise comparativa das publicações permitiu identificar que a Hand Talk se destaca pela tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo uso do avatar 3D Hugo e pela integração com diferentes plataformas. Os resultados apontam benefícios como a melhoria da comunicação e o engajamento dos alunos, mas também desafios, como limitações na fidelidade da tradução e a dependência da estrutura gramatical do português. O estudo conclui que, embora a ferramenta represente um avanço significativo para a inclusão de surdos, há oportunidades para aprimoramentos, como o aperfeiçoamento da inteligência artificial, a ampliação de recursos didáticos e o desenvolvimento de funcionalidades offline. A continuidade das pesquisas e inovações na área é essencial para fortalecer a acessibilidade e a equidade educacional para a comunidade surda. |
Abstract: | This study investigates the use of the Hand Talk tool in deaf education, analyzing its impact on accessibility, educational inclusion, and the challenges faced by this technology. The research is based on a review of three studies (A01, A02, and A03), which discuss the effectiveness of the application in bilingual education, user interaction, and its role in digital accessibility. Methodologically, the comparative analysis of these publications highlights Hand Talk’s strengths, including automatic translation to Brazilian Sign Language (Libras), the use of the 3D avatar Hugo, and integration with various platforms. The results indicate benefits such as improved communication and increased student engagement, but also challenges, such as limitations in translation accuracy and dependence on Portuguese grammatical structure. The study concludes that, while the tool represents significant progress in deaf inclusion, there are opportunities for improvement, such as enhancing artificial intelligence, expanding educational resources, and developing offline functionalities. Continued research and technological advancements are essential to strengthening accessibility and educational equity for the deaf community. |
Palavras-chave: | Hand Talk Libras acessibilidade digital educação de surdos tecnologia assistiva |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5316 |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Felipe Martins_Coelho.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.