Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5316
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carcute, Rachel Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7980953382393047 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Sousa, Luciana Teles dos Santos Mesquita | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7400987344528689 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Luciana de Gois Aquino | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Monica Isabel Canuto | - |
dc.creator | Coelho, Felipe Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1541715557572083 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T17:45:46Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24 | - |
dc.date.available | 2025-03-24T17:45:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5316 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the use of the Hand Talk tool in deaf education, analyzing its impact on accessibility, educational inclusion, and the challenges faced by this technology. The research is based on a review of three studies (A01, A02, and A03), which discuss the effectiveness of the application in bilingual education, user interaction, and its role in digital accessibility. Methodologically, the comparative analysis of these publications highlights Hand Talk’s strengths, including automatic translation to Brazilian Sign Language (Libras), the use of the 3D avatar Hugo, and integration with various platforms. The results indicate benefits such as improved communication and increased student engagement, but also challenges, such as limitations in translation accuracy and dependence on Portuguese grammatical structure. The study concludes that, while the tool represents significant progress in deaf inclusion, there are opportunities for improvement, such as enhancing artificial intelligence, expanding educational resources, and developing offline functionalities. Continued research and technological advancements are essential to strengthening accessibility and educational equity for the deaf community. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a utilização da ferramenta Hand Talk na educação de surdos, analisan-do seus impactos na acessibilidade, na inclusão educacional e nos desafios enfrentados por essa tecnologia. A pesquisa se baseia na revisão de três estudos (A01, A02 e A03), que abor-dam a eficácia do aplicativo no ensino bilíngue, sua interação com usuários e seu papel na acessibilidade digital. Metodologicamente, a análise comparativa das publicações permitiu identificar que a Hand Talk se destaca pela tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo uso do avatar 3D Hugo e pela integração com diferentes plataformas. Os resultados apontam benefícios como a melhoria da comunicação e o engajamento dos alunos, mas também desafios, como limitações na fidelidade da tradução e a dependência da estrutura gramatical do português. O estudo conclui que, embora a ferramenta represente um avanço significativo para a inclusão de surdos, há oportunidades para aprimoramentos, como o aperfeiçoamento da inteligência artificial, a ampliação de recursos didáticos e o desenvolvimento de funcionalidades offline. A continuidade das pesquisas e inovações na área é essencial para fortalecer a acessibilidade e a equidade educacional para a comunidade surda. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Felipe Martins Coelho (felipe.coelho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-24T15:05:35Z No. of bitstreams: 1 tcc_Felipe Martins_Coelho.pdf: 1387674 bytes, checksum: 8267579cbc982786cc2cf55793970d8f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado FELIPE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados àsubmissão. O TCAE e a Ata de defesa são obrigatórias nos trabalhos acadêmicossubmetidos no Repositório. Caso a submissão não esteja devidamente de acordocom o disposto no Regulamento do Repositório Institucional do IF Goiano,rejeitaremos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s)autor(es). Parasanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho noRIIF Goiano” no anexo enviado ou no link, https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf O(s)autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessaversão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: · 1º Capa; · 2º Folha de rosto;· 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto);· 4º TCAE;· 5º Ata de defesa;· 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo deCiência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletarassinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, nolink a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=uhX6cuRM5NM Assim que o TCAE e a ata de defesaestiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que suasubmissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma eseguir os procedimentos solicitados. Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2025-03-24T15:11:12Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Felipe Martins Coelho (felipe.coelho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-24T17:27:52Z No. of bitstreams: 1 tcc_Felipe Martins_Coelho.pdf: 7260006 bytes, checksum: 622556f7b209f8dc3ded8868652a8922 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-24T17:43:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Felipe Martins_Coelho.pdf: 7260006 bytes, checksum: 622556f7b209f8dc3ded8868652a8922 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-24T17:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Felipe Martins_Coelho.pdf: 7260006 bytes, checksum: 622556f7b209f8dc3ded8868652a8922 (MD5) Previous issue date: 2025-03-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hand Talk | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | acessibilidade digital | pt_BR |
dc.subject | educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA HAND TALK NA EDUCAÇÃO DE SURDOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Felipe Martins_Coelho.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.