Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5279
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: NARRATIVA FORMATIVA DA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(es): Jesus, Wellington Francisco de
Primeiro Orientador: Nunes, Patrícia Gouvêa
Primeiro Membro da Banca: Paniago, Rosenilde Nogueira
Segundo Membro da Banca: Vasconcelos Filho, Sebastiao Carvalho
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, baseada em narrativas registradas em portfólio. O estudo destaca a importância da articulação entre teoria-prática na formação docente, evidenciando os desafios e as possibilidades encontrados ao longo do estágio. Foram abordados aspectos como momentos formativos, regência em sala de aula, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e participação em atividades institucionais. Os resultados apontam que o PRP possibilitou um aprofundamento metodológico e pedagógico, proporcionando experiências significativas para a construção da identidade docente. Além disso, o programa favoreceu a reflexão sobre as práticas educativas, promovendo a adaptação a desafios do contexto escolar e contribuindo para o aprimoramento do ensino de Ciências Biológicas. Palavras-chave: Residência Pedagógica; Estágio Curricular Supervisionado; Formação Inicial Docente
Abstract: This study aims to analyze the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) to initial teacher training in the Bachelor's Degree in Biological Sciences, based on the experience gained in the Supervised Curricular Internship (ECS). To this end, a qualitative, exploratory and descriptive approach was adopted, based on narratives recorded in a portfolio. The study highlights the importance of the articulation between theory and practice in teacher training, highlighting the challenges and possibilities encountered throughout the internship. Aspects such as formative moments, classroom teaching, development of interdisciplinary projects and participation in institutional activities were addressed. The results indicate that the PRP enabled a methodological and pedagogical deepening, providing significant experiences for the construction of teacher identity. In addition, the program favored reflection on educational practices, promoting adaptation to challenges in the school context and contributing to the improvement of Biological Sciences teaching. Keywords: Pedagogical Residency, Supervised Curricular Internship, Initial Teacher Training
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Estágio Curricular Supervisionado
Formação Inicial Docente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5279
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Wellington Francisco.pdf403,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.