Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.contributor.referee1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos Filho, Sebastiao Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8676132636864862pt_BR
dc.creatorJesus, Wellington Francisco de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6559538845928935pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T15:44:19Z-
dc.date.available2026-03-19-
dc.date.available2025-03-19T15:44:19Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5279-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) to initial teacher training in the Bachelor's Degree in Biological Sciences, based on the experience gained in the Supervised Curricular Internship (ECS). To this end, a qualitative, exploratory and descriptive approach was adopted, based on narratives recorded in a portfolio. The study highlights the importance of the articulation between theory and practice in teacher training, highlighting the challenges and possibilities encountered throughout the internship. Aspects such as formative moments, classroom teaching, development of interdisciplinary projects and participation in institutional activities were addressed. The results indicate that the PRP enabled a methodological and pedagogical deepening, providing significant experiences for the construction of teacher identity. In addition, the program favored reflection on educational practices, promoting adaptation to challenges in the school context and contributing to the improvement of Biological Sciences teaching. Keywords: Pedagogical Residency, Supervised Curricular Internship, Initial Teacher Trainingpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, baseada em narrativas registradas em portfólio. O estudo destaca a importância da articulação entre teoria-prática na formação docente, evidenciando os desafios e as possibilidades encontrados ao longo do estágio. Foram abordados aspectos como momentos formativos, regência em sala de aula, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e participação em atividades institucionais. Os resultados apontam que o PRP possibilitou um aprofundamento metodológico e pedagógico, proporcionando experiências significativas para a construção da identidade docente. Além disso, o programa favoreceu a reflexão sobre as práticas educativas, promovendo a adaptação a desafios do contexto escolar e contribuindo para o aprimoramento do ensino de Ciências Biológicas. Palavras-chave: Residência Pedagógica; Estágio Curricular Supervisionado; Formação Inicial Docentept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wellington Francisco de Jesus (wellington.francisco@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-19T15:32:21Z No. of bitstreams: 1 tcc_Wellington Francisco.pdf: 413054 bytes, checksum: 417eb2af8d31f02339d92902429c96a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-19T15:41:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Wellington Francisco.pdf: 413054 bytes, checksum: 417eb2af8d31f02339d92902429c96a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T15:44:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Wellington Francisco.pdf: 413054 bytes, checksum: 417eb2af8d31f02339d92902429c96a3 (MD5) Previous issue date: 2025-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação Inicial Docentept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: NARRATIVA FORMATIVA DA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Wellington Francisco.pdf403,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.