Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/526
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
metadata.dc.creator: Silva, Kátia Aparecida Firmino Duarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Sérgio Freitas de
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Carolina Reame
metadata.dc.description.resumo: Este artigo discute o papel do jogo no ensino da Matemática, enquanto estratégia adotada para tornar mais significativas e prazerosas as aulas dessa disciplina. Para o desenvolvimento deste, foi realizado um estudo bibliográfico em que discutiu-se a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a aprendizagem da Matemática nas séries iniciais, tendo por objetivo descrever de que forma os jogos podem contribuir para a construção do conhecimento infantil no processo de ensino-aprendizagem. O intuito foi apresentar os jogos, não como prática capaz de solucionar todos os problemas educacionais relacionados ao ensino da Matemática, mas sim, contribuir com esse processo, pesquisando os jogos como uma prática pedagógica capaz de proporcionar a construção do raciocínio lógico da criança. Sendo assim, esse estudo se mostra relevante tendo em vista que a utilização de jogos como recurso pedagógico, enquanto prática metodológica no ensino da Matemática, pode favorecer a construção e apropriação de conceitos, um pensar com autonomia e criticidade sem deixar de lado a dimensão lúdica, pois, o jogo desperta o interesse do aluno pela Matemática. Portanto, a pesquisa aqui descrita está relacionada com as práticas pedagógicas aplicadas no Ensino da Matemática com a utilização de jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, observadas nas leituras realizadas. Os artigos pesquisados relatam práticas realizadas em sala de aula, utilizando o uso de jogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dentre os anos de 2014 a 2018.
Abstract: This article discusses the role of the game in the mathematic teaching, as a strategy adopted to make more meaningful and enjoyable the classes of this discipline. For the development of this, a bibliographic study was conducted in which the use of games as a methodological resource in the teaching and development of competences and skills important for learning mathematics in the early years was discussed, aiming to describe how games can contribute to the construction of knowledge children's in the teaching-learning process. The aim was to present the games, not as a practice capable of solving all educational problems related to mathematics teaching, but to contribute to this process, researching the games as a pedagogical practice capable of providing the construction of the logical reasoning child's. Thus, this study is relevant considering that the use of games as a pedagogical resource, as a methodological practice in the mathematics teaching, can favor the construction and appropriation of concepts, a thinking with autonomy and criticality without neglecting the playful dimension. therefore, the game arouses the interest student's in mathematics. Therefore, the research described here is related to the pedagogical practices applied in mathematics teaching with the use of games in the early years of elementary school, observed in the readings. The researched articles report practices performed in the classroom, using the use of games for teaching mathematics in the early years of elementary school from 2014 to 2018.
Keywords: Jogos pedagógicos
Pedagogical games
Matemática
Mathematics
Séries iniciais
Early years
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/526
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf872,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.