Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Sérgio Freitas de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3276349142458228 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandão, Hilma Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1550898233908302 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Carolina Reame | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7432460957119356 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Kátia Aparecida Firmino Duarte | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5716652616309757 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T12:23:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05 | - |
dc.date.available | 2019-08-06T12:23:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/526 | - |
dc.description.abstract | This article discusses the role of the game in the mathematic teaching, as a strategy adopted to make more meaningful and enjoyable the classes of this discipline. For the development of this, a bibliographic study was conducted in which the use of games as a methodological resource in the teaching and development of competences and skills important for learning mathematics in the early years was discussed, aiming to describe how games can contribute to the construction of knowledge children's in the teaching-learning process. The aim was to present the games, not as a practice capable of solving all educational problems related to mathematics teaching, but to contribute to this process, researching the games as a pedagogical practice capable of providing the construction of the logical reasoning child's. Thus, this study is relevant considering that the use of games as a pedagogical resource, as a methodological practice in the mathematics teaching, can favor the construction and appropriation of concepts, a thinking with autonomy and criticality without neglecting the playful dimension. therefore, the game arouses the interest student's in mathematics. Therefore, the research described here is related to the pedagogical practices applied in mathematics teaching with the use of games in the early years of elementary school, observed in the readings. The researched articles report practices performed in the classroom, using the use of games for teaching mathematics in the early years of elementary school from 2014 to 2018. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo discute o papel do jogo no ensino da Matemática, enquanto estratégia adotada para tornar mais significativas e prazerosas as aulas dessa disciplina. Para o desenvolvimento deste, foi realizado um estudo bibliográfico em que discutiu-se a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a aprendizagem da Matemática nas séries iniciais, tendo por objetivo descrever de que forma os jogos podem contribuir para a construção do conhecimento infantil no processo de ensino-aprendizagem. O intuito foi apresentar os jogos, não como prática capaz de solucionar todos os problemas educacionais relacionados ao ensino da Matemática, mas sim, contribuir com esse processo, pesquisando os jogos como uma prática pedagógica capaz de proporcionar a construção do raciocínio lógico da criança. Sendo assim, esse estudo se mostra relevante tendo em vista que a utilização de jogos como recurso pedagógico, enquanto prática metodológica no ensino da Matemática, pode favorecer a construção e apropriação de conceitos, um pensar com autonomia e criticidade sem deixar de lado a dimensão lúdica, pois, o jogo desperta o interesse do aluno pela Matemática. Portanto, a pesquisa aqui descrita está relacionada com as práticas pedagógicas aplicadas no Ensino da Matemática com a utilização de jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, observadas nas leituras realizadas. Os artigos pesquisados relatam práticas realizadas em sala de aula, utilizando o uso de jogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dentre os anos de 2014 a 2018. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Katia Aparecida Firmino Duarte Silva (2017212222330168@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-05T18:02:48Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf: 893527 bytes, checksum: 1a1dde3990cff2f1640d0232b42bfd41 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-06T12:22:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf: 893527 bytes, checksum: 1a1dde3990cff2f1640d0232b42bfd41 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-06T12:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf: 893527 bytes, checksum: 1a1dde3990cff2f1640d0232b42bfd41 (MD5) Previous issue date: 2019-07-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical games | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf | 872,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.