Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Sérgio Freitas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3276349142458228pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Carolina Reame-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432460957119356pt_BR
dc.creatorSilva, Kátia Aparecida Firmino Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716652616309757pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-06T12:23:16Z-
dc.date.available2019-08-05-
dc.date.available2019-08-06T12:23:16Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/526-
dc.description.abstractThis article discusses the role of the game in the mathematic teaching, as a strategy adopted to make more meaningful and enjoyable the classes of this discipline. For the development of this, a bibliographic study was conducted in which the use of games as a methodological resource in the teaching and development of competences and skills important for learning mathematics in the early years was discussed, aiming to describe how games can contribute to the construction of knowledge children's in the teaching-learning process. The aim was to present the games, not as a practice capable of solving all educational problems related to mathematics teaching, but to contribute to this process, researching the games as a pedagogical practice capable of providing the construction of the logical reasoning child's. Thus, this study is relevant considering that the use of games as a pedagogical resource, as a methodological practice in the mathematics teaching, can favor the construction and appropriation of concepts, a thinking with autonomy and criticality without neglecting the playful dimension. therefore, the game arouses the interest student's in mathematics. Therefore, the research described here is related to the pedagogical practices applied in mathematics teaching with the use of games in the early years of elementary school, observed in the readings. The researched articles report practices performed in the classroom, using the use of games for teaching mathematics in the early years of elementary school from 2014 to 2018.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute o papel do jogo no ensino da Matemática, enquanto estratégia adotada para tornar mais significativas e prazerosas as aulas dessa disciplina. Para o desenvolvimento deste, foi realizado um estudo bibliográfico em que discutiu-se a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a aprendizagem da Matemática nas séries iniciais, tendo por objetivo descrever de que forma os jogos podem contribuir para a construção do conhecimento infantil no processo de ensino-aprendizagem. O intuito foi apresentar os jogos, não como prática capaz de solucionar todos os problemas educacionais relacionados ao ensino da Matemática, mas sim, contribuir com esse processo, pesquisando os jogos como uma prática pedagógica capaz de proporcionar a construção do raciocínio lógico da criança. Sendo assim, esse estudo se mostra relevante tendo em vista que a utilização de jogos como recurso pedagógico, enquanto prática metodológica no ensino da Matemática, pode favorecer a construção e apropriação de conceitos, um pensar com autonomia e criticidade sem deixar de lado a dimensão lúdica, pois, o jogo desperta o interesse do aluno pela Matemática. Portanto, a pesquisa aqui descrita está relacionada com as práticas pedagógicas aplicadas no Ensino da Matemática com a utilização de jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, observadas nas leituras realizadas. Os artigos pesquisados relatam práticas realizadas em sala de aula, utilizando o uso de jogos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dentre os anos de 2014 a 2018.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Aparecida Firmino Duarte Silva (2017212222330168@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-05T18:02:48Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf: 893527 bytes, checksum: 1a1dde3990cff2f1640d0232b42bfd41 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-06T12:22:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf: 893527 bytes, checksum: 1a1dde3990cff2f1640d0232b42bfd41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-06T12:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf: 893527 bytes, checksum: 1a1dde3990cff2f1640d0232b42bfd41 (MD5) Previous issue date: 2019-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectPedagogical gamespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DE JOGOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Kátia Aparecida Firmino Duarte Silva.pdf872,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.