Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5249
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O CICLO CARDÍADO NA PERSPECTIVA DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Autor(es): Conceição, Ana Paula da Silva
Primeiro Orientador: Landin, Salmon
Primeiro Coorientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Primeiro Membro da Banca: Vasconcelos Filho, Sebastião Carvalho
Resumo: As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que envolvem os alunos de forma ativa e participativa no processo de aprendizagem, promovendo a construção de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, bem como a conexão entre teoria e prática. O principal objetivo da aplicação das metodologias ativas, neste referido trabalho, é demonstrar que a participação efetiva dos estudantes em aulas teóricas e/ou práticas, de maneira a explorar a criatividade, relaciona os fenômenos presentes no seu dia a dia com os assuntos abordados em sala de aula. O objetivo geral é produzir um material didático para utilização em situações reais no ensino da ciência/biologia, quando se tratar do conteúdo sistema cardiovascular dentro de sala de aula, adotando a metodologia ativa, aproximando a prática e a teoria para construção do saber, aumentando a dinâmica entre aluno e professor que é essencial em sala de aula. Portanto, pensando na dinâmica entre docente e discente, podemos escolher uma metodologia eficaz, para ser aplicada utilizando o tema do sistema cardiovascular. A, assim obtive a ideia de aplicar a metodologia ativa da sala invertida, podemos destacar que existem diferentes ideias de metodologias ativas, nas quais o docente, como o sujeito observador, pode analisar qual metodologia ativa aplicar em diferentes conteúdos, tornando, assim, a junção entre a tecnologia e a aprendizagem, uma dupla poderosa para a fixação dos conteúdos.
Abstract: Active methodologies are pedagogical approaches that involve students actively and participatively in the learning process, promoting the construction of knowledge, the development of cognitive and socio-emotional skills, as well as the connection between theory and practice. The main objective of applying active methodologies in this work is to demonstrate students' effective participation in theoretical and/or practical classes, in order to explore creativity, relating phenomena present in their daily lives with the subjects covered in the classroom. The general objective is to produce teaching material for use in real situations in science/biology teaching, when it comes to the content of the cardiovascular system in the classroom, adopting the active methodology, bringing practice and theory closer together to build knowledge, increasing the dynamics between student and teacher that is essential in the classroom. Therefore, thinking about the dynamics between teacher and student, we can choose an effective methodology to be applied using the theme of the cardiovascular system, just as we got the idea of applying the active methodology of the flipped classroom, where we can highlight that there are different ideas of active methodologies, the teacher as the observing subject, can analyze which active methodology to apply in different contents, thus making the amplitude between technology and learning, a powerful duo for the fixation of contents.
Palavras-chave: Metodologias Ativas
Matérias Didáticos
Ensino na Ciências
Ensino na Biologia
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5249
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Paula da Silva Conceição.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.