Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Landin, Salmon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9129308786689691pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/853001337181809pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos Filho, Sebastião Carvalho-
dc.creatorConceição, Ana Paula da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7221327948374476pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T14:37:48Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T14:37:48Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5249-
dc.description.abstractActive methodologies are pedagogical approaches that involve students actively and participatively in the learning process, promoting the construction of knowledge, the development of cognitive and socio-emotional skills, as well as the connection between theory and practice. The main objective of applying active methodologies in this work is to demonstrate students' effective participation in theoretical and/or practical classes, in order to explore creativity, relating phenomena present in their daily lives with the subjects covered in the classroom. The general objective is to produce teaching material for use in real situations in science/biology teaching, when it comes to the content of the cardiovascular system in the classroom, adopting the active methodology, bringing practice and theory closer together to build knowledge, increasing the dynamics between student and teacher that is essential in the classroom. Therefore, thinking about the dynamics between teacher and student, we can choose an effective methodology to be applied using the theme of the cardiovascular system, just as we got the idea of applying the active methodology of the flipped classroom, where we can highlight that there are different ideas of active methodologies, the teacher as the observing subject, can analyze which active methodology to apply in different contents, thus making the amplitude between technology and learning, a powerful duo for the fixation of contents.pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas são abordagens pedagógicas que envolvem os alunos de forma ativa e participativa no processo de aprendizagem, promovendo a construção de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, bem como a conexão entre teoria e prática. O principal objetivo da aplicação das metodologias ativas, neste referido trabalho, é demonstrar que a participação efetiva dos estudantes em aulas teóricas e/ou práticas, de maneira a explorar a criatividade, relaciona os fenômenos presentes no seu dia a dia com os assuntos abordados em sala de aula. O objetivo geral é produzir um material didático para utilização em situações reais no ensino da ciência/biologia, quando se tratar do conteúdo sistema cardiovascular dentro de sala de aula, adotando a metodologia ativa, aproximando a prática e a teoria para construção do saber, aumentando a dinâmica entre aluno e professor que é essencial em sala de aula. Portanto, pensando na dinâmica entre docente e discente, podemos escolher uma metodologia eficaz, para ser aplicada utilizando o tema do sistema cardiovascular. A, assim obtive a ideia de aplicar a metodologia ativa da sala invertida, podemos destacar que existem diferentes ideias de metodologias ativas, nas quais o docente, como o sujeito observador, pode analisar qual metodologia ativa aplicar em diferentes conteúdos, tornando, assim, a junção entre a tecnologia e a aprendizagem, uma dupla poderosa para a fixação dos conteúdos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula da Silva Conceição (ana.conceicao@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-18T13:39:59Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2381720 bytes, checksum: cd0cc774aee29f40227e86948659df22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-18T14:35:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2381720 bytes, checksum: cd0cc774aee29f40227e86948659df22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-18T14:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2381720 bytes, checksum: cd0cc774aee29f40227e86948659df22 (MD5) Previous issue date: 2025-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectMatérias Didáticospt_BR
dc.subjectEnsino na Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino na Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO CICLO CARDÍADO NA PERSPECTIVA DAS METODOLOGIAS ATIVASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Paula da Silva Conceição.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.