Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5247
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA EM CONTEXTO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
Título(s) alternativo(s): | The Construction of Teaching Knowledge in the Context of Experience in Supervised Curricular Internship |
Autor(es): | Abrenhosa, Roque Guilherme |
Primeiro Orientador: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Resumo: | O presente estudo aborda a importância do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e os saberes necessários para formação de futuros professores de Ciências Biológicas. Este estudo tem como objetivo analisar vivência no Estágio Curricular Supervisionado com foco nos saberes que constituíram a aprendizagem docente no período de diagnóstico e observação de aulas, adotando uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio do relatório previamente feito como componente de recolha de dados do ECS. Os resultados revelam que o ECS proporciona uma integração significativa entre teoria e prática. Além disso, o processo de formação docente vai além da mera observação, envolvendo a ação, a reflexão e a construção dos saberes de forma articulada. |
Abstract: | This study addresses the importance of the Supervised Curricular Internship (SCI) and the knowledge required for the training of future Biological Sciences teachers. This study aims to analyze the experience of the Supervised Curricular Internship with a focus on the knowledge that constituted teacher learning during the period of diagnosis and observation of classes, adopting a qualitative approach. Data were collected through the report previously prepared as a component of SCI data collection. The results reveal that SCI provides a significant integration between theory and practice. In addition, the teacher training process goes beyond mere observation, involving action, reflection and the construction of knowledge in an articulated manner. |
Palavras-chave: | Formação inicial Estágio curricular supervisionado Ensino de Ciências Biológicas Prática investigativa |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5247 |
Data do documento: | 18-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Roque Guilherme Abrenhosa.pdf | TCC | 518,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Roque Guilherme Abrenhosa.pdf | Termo de ciência e autorização | 141,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Roque Guilherme Abrenhosa.pdf | Ata de defesa | 148,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.