Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5247
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA EM CONTEXTO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Título(s) alternativo(s): The Construction of Teaching Knowledge in the Context of Experience in Supervised Curricular Internship
Autor(es): Abrenhosa, Roque Guilherme
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Resumo: O presente estudo aborda a importância do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e os saberes necessários para formação de futuros professores de Ciências Biológicas. Este estudo tem como objetivo analisar vivência no Estágio Curricular Supervisionado com foco nos saberes que constituíram a aprendizagem docente no período de diagnóstico e observação de aulas, adotando uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio do relatório previamente feito como componente de recolha de dados do ECS. Os resultados revelam que o ECS proporciona uma integração significativa entre teoria e prática. Além disso, o processo de formação docente vai além da mera observação, envolvendo a ação, a reflexão e a construção dos saberes de forma articulada.
Abstract: This study addresses the importance of the Supervised Curricular Internship (SCI) and the knowledge required for the training of future Biological Sciences teachers. This study aims to analyze the experience of the Supervised Curricular Internship with a focus on the knowledge that constituted teacher learning during the period of diagnosis and observation of classes, adopting a qualitative approach. Data were collected through the report previously prepared as a component of SCI data collection. The results reveal that SCI provides a significant integration between theory and practice. In addition, the teacher training process goes beyond mere observation, involving action, reflection and the construction of knowledge in an articulated manner.
Palavras-chave: Formação inicial
Estágio curricular supervisionado
Ensino de Ciências Biológicas
Prática investigativa
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5247
Data do documento: 18-Fev-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Roque Guilherme Abrenhosa.pdfTCC518,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Roque Guilherme Abrenhosa.pdfTermo de ciência e autorização141,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Roque Guilherme Abrenhosa.pdfAta de defesa148,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.